Exposição Ressignificados, de Léo Piló


Em parceria com Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana | Fórum das Artes 2017, a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP traz a exposição Ressignificados, do artista Léo Piló, que ficará aberta de 7 a 26 de julho. A mostra se une ao projeto de extensão Valorização e capacitação técnica de jovens e mulheres para o turismo do Departamento de Turismo da UFOP.

As obras reúnem diferentes tipos de materiais recicláveis e técnicas, treinando novos olhares com o ideal de fazer interagir catadores e recicladores para gerar uma economia criativa e despertar a conscientização sobre os benefícios de preservar recursos naturais para futuras gerações. A construção caminha pela redução, reciclagem e reutilização dos materiais descartados, juntamente com o aprendizado e vivência das produções de Piló.

O artista ainda realizará três oficinas na FAOP junto à programação do Festival: Confecção de Suporte para Carregar CelularConfecção de Cruzes e Bases para Mandalas com Rolos de Papel;Técnicas Variadas de Decoração em Unhas.

Quem visitar o Bar do Festival também encontrará as obras no espaço, sob a coordenação do artista e da administradora Iza Ferreira, que é também coordenadora administrativa do projeto. Serão selecionados 20 alunos que ficarão responsáveis pela elaboração da cenografia do bar - no salão Mariana do Centro de Artes e Convenções da UFOP. O projeto estreita a interlocução entre a Universidade e a comunidade. Esse trabalho faz parte da curadoria de artes plásticas e visuais do Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana | Fórum das Artes 2017, que comemora este ano 50 anos.

Sobre o artista

A inquietação criativa, a observação social e o cotidiano urbano conduzem o artista mineiro Léo Piló à construção de novos significados para os resíduos sólidos, criando elo entre a arte e a natureza.

Experiência e técnicas se aplicam na produção de objetos decorativos, do universo próprio do fashion design, além de composições artísticas, que levam o sujeito à necessária conscientização de revisar hábitos não sustentáveis.

Sobre o projeto

A Universidade Federal de Ouro Preto | UFOP, por meio de seu Departamento de Turismo e da Proex | Pró-Reitoria de Extensão, desenvolve em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, o projeto Valorização e capacitação técnica de jovens e mulheres para o turismo.

Coordenado pela Profa. Dra. Kerley Alves e pela Adm. Iza Ferreira, o projeto tem como proposta inserir na atividade turística e cultural da cidade, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social, indicados pelos CRAS/OP e Abrigos Institucionais, capacitando-os para geração de renda.

As atividades são oferecidas em forma de workshops, aulas expositivas, aulas práticas, palestras, oficinas e visitas técnicas ministradas por voluntários e parceiros, que abordam temas de inclusão social, empreendedorismo, marketing pessoal e profissional, sustentabilidade, artesanato e outros.

Serviço: Exposição Ressignificados, de Léo Piló

Abertura: 7 de julho - 18h

Público: Comunidade e Turistas - Entrada franca

Visitação: 7 a 26 de julho

Horário: Segunda à sexta-feira, das 9h às 18h | sábados, domingos e feriados de 13h às 18h

Local: Galeria de Arte Nello Nuno | Rua Getúlio Vargas, 185, Rosário, Ouro Preto | MG


04/07/2017