Desenho II: traço, forma e cor


Desenho II: traço, forma e cor

Curso: Desenho II – Traço, Forma e Cor

Professora: Rachel Falcão | Coordenadora do Núcleo de Arte, artista plástica e pesquisadora. Graduada em Artes Plásticas e especialista em Artes, Cultura Visual e Comunicação pela UFJF e mestre pela Escola de Arquitetura da UFMG, com a pesquisa Interações e Intervenções: a participação do artista contemporâneo em processos de reconfiguração sociais e espaciais.

Público alvo: jovens a partir de 16 anos e adultos

Horário: terça-feira, de 14h às 17h

Carga Horária Semanal: 3h/aula

Carga Horária Total: 57h/aula

Ementa: 

Dando continuidade ao que é proposto no “Desenho I: composição e técnicas de expressão”, o curso “Desenho II: traço, forma e cor” propõe o desenvolvimento do aluno no universo do pensar e fazer artísticos. O foco agora é na expressividade do traço, no estudo da forma para além de sua observação e representação direta e realista, com ênfase no desenho de criação e na utilização da linguagem do desenho enquanto conceito. Este curso traz também o estudo da teoria da cor, sendo uma introdução à Pintura.  O desenho aqui é encarado como forma de pensamento e linguagem artística, podendo extrapolar o suporte bidimensional e se resolver também no espaço tridimensional.

Objetivos:

- Fortalecer o desenvolvimento da técnica e da expressão a partir da experimentação de materiais gráficos, pictóricos e tridimensionais, e da aplicação dos fundamentos que envolvem a cor, o círculo cromático, as formas, os planos, a representação, a criação, os signos e suas relações.

- Aprofundar no aluno sua capacidade sensível de perceber e questionar espaços, cores e formas, para que possa dialogar com outros universos da arte de maneira segura e crítica.

- Propiciar ao aluno a exploração das diferentes superfícies e materiais, suas riquezas e possibilidades, trabalhando a linguagem e o conceito do desenho.

- Estimular o processo criativo, seu registro e discussão, por meio de projetos individuais e coletivos.


Conteúdo:


- Estudos do traço, da forma e da representação: introdução ao desenho de criação, enquadramentos e escalas possíveis e improváveis, modelos que não existem, “presenças na ausência”;

- Desenho a tinta: nanquim;

- Teoria da cor: o círculo cromático, cores primárias, secundárias e terciárias, escalas de cores, tonalidade, saturação, harmonia das cores;

- Lápis de cor;

- Introdução à pintura: guache;

- Técnicas mistas;

- O desenho no espaço.

 

Metodologia: 

- Exercícios para o desenvolvimento da técnica do desenho e da pintura;

- Exercícios de percepção e sensibilização do olhar;

- Leitura de textos sobre processo criativo, sobre o desenho como linguagem artística e sobre arte em geral;

- Apresentação de material expositivo referente ao trabalho de artistas diversos (livros, revistas, textos e vídeos);

- Visitas a exposições e aulas de campo;

- Projetos individuais e coletivos (prática + reflexão).


Avaliação:


Avaliação periódica e ao final do curso dos trabalhos desenvolvidos em ateliê. Acompanhamento e discussão constante dos trabalhos durante as aulas. Participação. Frequência.

 

Referências bibliográficas:


ARNHEIM, Rudolf; FARIA, Ivone Terezinha. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira ; Ed. da Universidade de São Paulo, 1997

GOMES, Luiz Vidal Negreiros. Desenhismo. Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 1996.

Princípios para a Prática do Debuxo. Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 1994.

HOLT, Friso Ten; SMITH, Stan. Manual del Artista. Madrid: H. Blume Ediciones, 1982.

JAMESON, Kenneth. Desenhar. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1982.

MAYER, Ralph. Materiales y Tecnicas del Arte. Madrid: Hermann Blume Ediciones, 1981.

MOTTA, Edson; SALGADO, Maria Luiza Guimarães. Iniciação à Pintura. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1976.

MUELLER, Conrad G.; RUDOLPH, Mae. Luz e Visão. Biblioteca Científica Life. Rio de Janeiro: José Olympio, 1970.

OSTROWER, Fayga. Acasos e Criação Artística. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

Criatividade e Processos de Criação. Rio de Janeiro: Vozes, 1988.

Universos da Arte. 9.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

PEDROSA, Israel. Da Cor à Cor Inexistente. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial Ltda., 2002.

RUDEL, Jean. A Técnica do Desenho. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.

VAN DER MEER, Ron; WHITFORD, Frank. No Mundo da Arte: uma iniciação interativa às artes plásticas. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 1996.

+ Livros e catálogos de artistas diversos.

 

Material individual do aluno:

- 01 avental ou blusa velha e 01 pedaço de pano para secar pinceis;

- 01 estilete e 01 rolo de fita crepe;

- lápis grafite nas gradações: HB, B, 2B, 4B e 6B;

- lápis grafite integral nas gradações 4B e 9B (um deles deve ser aquarelável);

- 01 caixa de lápis de cor;

- 01 bloco de papel canson, formato A3, gramatura 200g/m2, aproximadamente + papéis de cores e texturas diversas;

- 01 godê ou forminha de gelo e 01 pote de plástico ou vidro para colocar água;

- Tinta guache (profissional, se possível) nas cores: preto, branco, magenta, azul ciano e amarelo;

- Pincéis redondos, de pêlo macio, nºs 2, 6, 12, 18 e 24 e pincéis chatos, de pêlo macio, nºs 4, 12 e 14;

- 01 bico de pena e 01 vidro pequeno de tinta nanquim profissional preta;

- materiais diversos de acordo com o projeto individual de cada aluno.

 

Pré-requisito:


Desenho I: Composição e Técnicas de Expressão ou conhecimento prévio de composição e prática de desenho com materiais expressivos diversos (grafite, fusain, pastel seco, pastel oleoso).

 Sugestão de Cursos Complementares:


- Linguagens Artísticas Contemporâneas;

- História da Literatura e Da Arte: do Impressionismo à Arte Conceitual.


26/01/2017