PROGRAMA | FORMAÇÃO CULTURAL

Incentivar, apoiar, regionalizar e descentralizar a política cultural no estado capacitando pessoas físicas e jurídicas, servidores e população, atuantes na produção cultural e economia criativa, ampliando o alcance das ações culturais, buscando subsidiar e orientar o desenvolvimento, o aprimoramento, o incremento de atividades culturais locais e regionais e o aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural. Disseminar a informação e o acesso aos mecanismos desenvolvidos pelo Sistema Estadual de Cultura, contribuindo para o fortalecimento e a profissionalização da produção cultural e artística do estado. Ofertar cursos complementares, livres, de formação inicial e continuada e técnicos nas áreas de artes visuais, dança, música, teatro e tecnologia do espetáculo. Promoção de cursos de aperfeiçoamento no campo de pesquisa em artes. Qualificar profissionais no campo das artes, conservação e restauração de bens móveis, integrados e imóveis, de ofícios tradicionais e contemporâneos.

 

AÇÃO | ATIVIDADES DE ENSINO, FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA EM CULTURA E PATRIMÔNIO

Oferecer com excelência curso de formação profissional técnica na área de conservação e restauração de bens culturais móveis (acervos de papel, escultura policromada e pintura de cavalete). Apoiar, incentivar e realizar ações de formação, qualificação e aperfeiçoamento artístico cultural, contribuindo para o fortalecimento e a profissionalização do mercado de produção cultural e artística do estado e ações nas áreas de arte e patrimônio, contribuindo para a profissionalização de jovens na oferta de uma formação ampla, humanística e inclusiva.


Acesse dados e informações sobre programas e ações vigentes no Governo do Estado de  Minas Gerais, incluindo a Fundação de  Arte de Ouro Preto | FAOP.