17 de agosto é o Dia Nacional do Patrimônio Histórico

É celebrado no dia 17 de agosto o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data foi escolhida há 18 anos, no centenário do historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional | Iphan.

Nessa data é destacada a importância dos bens culturais para a memória e riqueza de um povo, que é relacionada com a relevância que o patrimônio tem e a necessidade de haver uma consciência ao que diz respeito à preservação.

Conhecida por ser um “museu a céu aberto”, Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a ser declarada como Patrimônio Histórico e Cultural da humanidade pela UNESCO, nos anos 80. A diversidade histórica do local é composta por mais de dez igrejas, nove museus, casarios arquitetônicos, oratórios, chafarizes, pontes, mirantes, além do Parque Estadual do Itacolomi. A cidade também possui intensa atividade cultural que vai desde a música e o teatro, passando pela literatura e o artesanato.

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP atua não apenas nas atividades culturais, mas também na conscientização da preservação do patrimônio. O curso Técnico de Conservação e Restauro é a primeira experiência na formação de profissionais de forma regular no Brasil e referência internacional no processo de restauração de bens culturais móveis nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete. A grade do curso traz uma formação consistente, com segurança para atuação no mercado de trabalho e, às comunidades guardiãs, garante o tratamento necessário e adequado aos seus acervos, propiciando longevidade à preservação dos bens.

Seguindo pelo mesmo viés, a FAOP também desenvolve anualmente o Seminário Patrimônio Cultural, que promove a discussão sobre a preservação dos bens culturais, conceitos e práticas do processo de conservação e restauração. O evento conta com mesas temáticas sobre conservação e restauração de bens culturais, formação profissional, troca de experiências e capacitação de mão de obra; conferências com abordagens gerais sobre preservação, memória e cultura na contemporaneidade; minicursos oferecidos por profissionais especializados, proporcionando qualificação para a atuação prática; além de espaço expositivo, que reúne pôsteres acadêmicos de destaque na conservação e restauração de bens móveis e imóveis.

07/08/2016