Abertura da exposição Escutar Através na FAOP


  • Exposição Escutar Através na Galeria de Arte Nello Nuno. (Foto | Marcelo Cândido)

Na sexta-feira (10) ocorreu a abertura da exposição Escutar Através, do artista belo-horizontino Frederico Pessoa, autor de trabalhos que mesclam artes plásticas, sonoridade e performance na Galeria de Arte Nello Nuno. Na ocasião, além dos visitantes da cidade, também estavam presentes o secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo e a Presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, Júlia Mitraud.

A arte sonora de Pessoa propõe um híbrido de linguagens que tiram o espectador da passividade da observação e o coloca no centro das obras. As instalações demandam que o público interaja com elas, seja produzindo sons ou mesmo servindo de suporte para eles, como é o caso de Tropa de Choque – aventais com auto-falante que as pessoas podem vestir e transitar pela galeria. Já em Caixas-Pretas o foco é a escuta; o visitante deve se inclinar sobre as caixas para conseguir ouvir os áudios que saem delas pelos orifícios.

Crianças, jovens e adultos podem fruir pelo salão e manusear as obras numa experiência criativa e divertida. A possibilidade de criar e ouvir sons diferentes aproxima o espectador das obras transformando a arte em uma atividade palpável e aberta a todos.

Sobre o artista

Frederico Pessoa é artista sonoro e doutorando em Artes/Poéticas Tecnológicas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais | UFMG. Em seus trabalhos, realiza criação de trilhas sonoras, captação de som e mixagem de áudio para dança e vídeo. Performances, exposições e apresentações multimídia fazem parte do itinerário criativo do artista. Destacam-se nos últimos anos, exposições coletivas (Cartografias Sonoras | Espaço do Conhecimento UFMG, 2015; Salão de Arte Contemporânea de Santa Bárbara DOeste | Fundação Romi, 2014; 19º Salão UNAMA de Pequenos Formatos | Universadade do Amazônia, 2013), individuais (Paisagem Imaginária | BDMG Cultural, 2013), projetos musicais (Piseagrama - trilha musical | Revista Catarse, 2015; Rumores - performance audiovisual| Oi Futuro, 2014). Também atuou como professor em Cinema e Animação e Artes Digitais para a Escola de Belas Artes da UFMG e professor do Curso de Pós-Graduação em Jornalismo Cinematográfico do Centro Universitário UNA.

Serviço

Exposição: “Escutar Através” na Galeria de Arte Nello Nuno

Data de Visitação: 11 de Novembro a 3 de Dezembro

Local: Galeria de Arte Nello Nuno – Rua Getúlio Vargas, 185, Rosário, em Ouro Preto/MG

Entrada Gratuita

Mais Informações: 3552-2480


17/11/2017