Abertura do VIII Salão de Arte de Itabirito promove o encontro de moradores e artistas em Ouro Preto

Foto | Rayssa Amaral

Foto | Luiza Magalhães

Foto | Ronan Pedroza

A Galeria de Arte Nello Nuno recebe o projeto VIII Salão de Arte de Itabirito Regional que estimula diversas formas de artes visuais, como fotografias, pinturas, gravuras, esculturas, entre outras. No encontro, os artistas e o público têm a oportunidade de conhecer algumas produções existentes nas cidades mineiras, que transitam do erudito ao popular.

A abertura contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas, entre elas alguns artistas que tiveram obras expostas ou que foram publicados no catálogo também prestigiaram a abertura do evento, como o fotografo Mateus Lustosa e os artistas Yara Tupynambá e Eduardo Faria. Além do pintor e professor do curso de Conservação e Restauro e do Núcleo de Ofícios da FAOP, Antônio de Araújo.

O coordenador e curador do Salão de Arte de Itabirito Regional, José Carlos Oliveira, e o Secretário de Cultura de Itabirito, Ubiraney Figueiredo destacaram a parceria com a FAOP. José Carlos comemorou a inscrição de 950 trabalhos de vários artistas mineiros, além de ressaltar a presença da artista Fani Bracher, residente em Ouro Preto há quase cinco décadas, que foi convidada a expor uma obra durante a exposição na antiga capital mineira.

A presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, Júlia Mitraud, e a Diretora de Extensão da FAOP, Sandra Fosque, destacaram a importância do evento na promoção dos artistas mineiros e na consolidação das produções contemporâneas.

A exposição fica na Galeria de Arte Nello Nuno até o dia 1º de outubro, em seguida seguirá para o museu MM Gerdau | Museu das Minas e do Metal, no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, com abertura prevista para o dia 12 de outubro e permanência até o dia 5 de novembro.

Parcerias

O VIII Salão de Arte de Itabirito Regional é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (CA nº0368/001/2014), com patrocínio exclusivo da Claro, em parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, o MM Gerdau | Museu das Minas e do Metal, a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto | ADOP, a Casa de Cultura Maestro Dungas de Itabirito e as Prefeituras de Itabirito e de Ouro Preto. Produção Sala de Ideias Soluções em Comunicação. Coordenação Geral de José Carlos Oliveira e Ubiraney Silva.

Serviço:  Exposição VIII Salão de Arte de Itabirito Regional

Público: Comunidade e turistas

Data: 6 de setembro a 1º de outubro

Horário: segunda a sexta-feira | 9h às 18h - sábado, domingo e feriados | 13h às 18h