Alunos da FAOP participam da oficina de papel marmorizado na 13ª Primavera dos Museus

Por Carlos Augusto Sampaio


Alunos do Núcleo de Arte da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP participaram, na última segunda-feira (23/09), de uma oficina de papel marmorizado, realizada na Casa do Pilar, anexo do Museu da Inconfidência. A atividade foi conduzida pela museóloga Heide Furtado, pela pedagoga Simone Quites, e pela professora do Núcleo Ednara Moraes.

A oficina fez parte da 13ª Primavera dos Museus, inspirada nas cores e nas flores da primavera. A tarefa consistiu na pintura de papéis a partir da mistura entre CMC (um aglutinante comumente utilizado em alimentos para dar liga às substâncias) e tinta solúvel em água. Ao misturar as diversas tonalidades de tintas, foi gerada uma nova composição de cor, sobre a qual as crianças colocaram papéis em branco. O resultado formou degradês, aquarelas, pontilhados, respingos e vários outros formatos artísticos. 


Sobre a Primavera dos Museus

De 23 a 29 de setembro acontece a 13ª Primavera dos Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus | Ibram. Nesta edição, museus de todo o país oferecem ao público atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes.


Fotos | Carlos Augusto Sampaio

24/09/2019