Ação educativa da FAOP atende mais de 160 alunos das escolas de Ouro Preto

Por Filipe Barboza

Ao longo dos meses de abril e maio, a Galeria de Arte Nello Nuno recebeu mais de 160 alunos das escolas municipais e estaduais de Ouro Preto. As visitações fazem parte do programa Cidadania Poética da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP e têm como objetivo ampliar o acesso de crianças e jovens à cultura, por meio de mediações, estudos de obras e atividades pedagógicas.

A mediadora da ação educativa, Daniela Mara, explica que as visitas buscam explorar a singularidade de cada exposição da Galeria. "Propomos diferentes formas de interação e apreciação das obras de arte. Para a exposição que foi aberta entre os meses de abril e maio, chamada Patrimônios da Humanidade no Brasil, realizamos um planejamento que envolveu a identidade e o pertencimento dos visitantes, e tentamos provocar a conscientização dos povos em risco de genocídio no País, como os indígenas", ressalta.

Até o momento participaram a Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade da FAOP, a Escola Estadual Dom Velloso, a Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa, a Escola Municipal Padre Carmélio Augusto Teixeira, a Escola Municipal Tomás Antônio Gonzaga e a Escola Municipal Alfredo Baeta.

Todas as ações educativas são gratuitas e abertas para inscrições de escolas e de grupos organizados da região. Para agendar as visitas, o interessados devem ligar no (31) 3552-2480 ou entrar em contato pelo e-mail assessoriaextensao@faop.mg.gov.br. A Galeria de Arte Nello Nuno fica localizada na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, em Ouro Preto.

Fotos | Filipe Barboza

03/06/2019