Ações educativas da FAOP ganham continuidade em escolas públicas de Ouro Preto

No mês de junho deste ano, o programa Ação Educativa “Cidadania Poética” teve suas atividades expandidas, com o aumento do alcance de alunos atendidos e novas propostas de oficinas. Em seis meses de atuação, o programa já atendeu à quatro instituições como APAE, CAPS e duas escolas municipais de Ouro Preto | MG.

Nessa nova etapa, além dos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, APAE e CAPS, o ensino médio também será contemplado pelas tarefas artísticas e culturais aprofundadas em exercícios de cidadania.

Promovidas pela Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP e coordenado por estagiárias de artes cênicas, as ações educativas desempenham um importante papel na descentralização das atividades que acontecem dentro da Fundação, levando o contato com a arte e a cultura até as escolas públicas e demais instituições parceiras interessadas.

A cultura local e os aspectos cotidianos dos estudantes são elementos que compõem as atividades voltadas às crianças e adolescentes da cidade de Ouro Preto e região. Segundo uma das estagiárias coordenadoras do programa, Gisele Martin, o “Ação Educativa” contribui para a formação de seres que se expressam artisticamente e estimula a coletividade das turmas”.

As tarefas pedagógicas são adaptadas de acordo com as particularidades de cada público e contam com jogos teatrais, leitura, dança, contação de histórias, atividades de artes plásticas, cinema, audiovisual e práticas circenses.

Para as instituições interessadas em se participar no programa, basta preencher o formulário online disponível no site da FAOP. As inscrições são válidas para o segundo semestre de 2016 e ficam abertas até o dia 20 de junho.

Oficinas

Ser Humano é ser artista (Ensino Fundamental II e Ensino Médio): A oficina pretende instaurar um espaço de criação e reflexão sobre o contexto social que estamos imersos a partir do Teatro do Oprimido, da Intervenção Urbana e da interlocução entre as linguagens artísticas.

Estímulo à Leitura (Ensino Fundamental I): Por meio de contações de histórias, práticas teatrais e eventos lúdicos, a oficina busca alimentar o interesse pela leitura e construir artisticamente a formação intelectual e social dos indivíduos.

Teatro nas Escolas (Ensino Fundamental II): A proposta é ministrar uma oficina de jogos teatrais com estrutura dramática (Onde, Quem e O Que), que tratem fundamentos básicos do teatro como som e ritmo, tempo e espaço, percepção, foco, coletividade e expressão.

Cinema e Cidadania (Ensino fundamental I e II e Ensino Médio): Essa ação utiliza a capacidade de provocação e entretenimento das obras cinematográficas para que, posteriormente, possamos praticar a cidadania por meio de uma plenária.

Identidade Negra (Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio): Por intermédio de uma ampla linguagem artística, a ação utiliza elementos da memória e da cultura negra para resgatar a identidade ancestral dos indivíduos.

7 Chakras: O despertar teatral (Ensino Fundamental II e Ensino Médio): A oficina busca promover o autoconhecimento dos indivíduos a partir da utilização de potenciais dos chakras, presentes na medicina oriental e em algumas práticas teatrais.

Visita à Galeria de Arte Nello Nuno: Consiste na mediação cultural das exposições de arte contemporânea realizadas na Galeria de Arte Nello Nuno, com atividades que permitem aos participantes potencializar a experiência estética do encontro com a obra.

O Jogo Teatral da Criança: Psicomotricidade: Destinada ao público infantil, a ação traz atividades teatrais que desenvolvem a criatividade, as funções motoras e, por meio da brincadeira coletiva, manipulam diferentes elementos plásticos.

Público: crianças e adolescentes de Ouro Preto e região

Contato:  promocao@faop.mg.gov.br | (31) 3551-2014

Responsáveis: Dira Monty, Franciele da Silva Vieira e Gisele Martin | Diretoria de Promoção e Extensão Cultural da FAOP.

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, de 14h às 17h

Local: Casa Bernardo Guimarães | Rua Alvarenga, 794, Cabeças - Ouro Preto | MG