Biblioteca Murilo Rubião fortalece acervo atendendo ao Estatuto da Igualdade Racial

Em atenção ao Estatuto da Igualdade Racial, instituído pela Lei N° 12.288/2010, a Biblioteca Murilo Rubião da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP adquiriu livros infanto-juvenis que abordam diversos aspectos da cultura afro-brasileira.

O Estatuto da Igualdade Racial completou 6 anos de vigência em julho de 2016 e é composto por 65 artigos. Ele trata de políticas de igualdade e afirmação nas áreas da educação, cultura, lazer, comunicação, saúde e trabalho e da defesa de direitos das comunidades quilombolas e dos adeptos de religiões de matrizes africanas. A partir do Estatuto, também foi criada a Ouvidoria Nacional de Igualdade Racial. Ele também possibilitou a criação da lei que instituiu 20% de cotas para negros no serviço público federal e Lei de Cotas no Ensino Superior.

A obtenção de livros que atendam o Estatuto, vem na finalidade de desenvolver um acervo literário que reflita a diversidade sociocultural ouropretana, mineira e nacional. Veja os títulos abaixo:

Histórias da nossa gente – Sandra Lane, ilustrado por Flávio Fargas

O menino coração de tambor – Nilma Lino Gomes, ilustrado por Mauricio Negro

Mizu e a estrela – Margarida Cristina Vasques, ilustrado por Rubem Filho

A era dos Erês: uma era ao culto da natureza e dos orixás – Adriano Bitarães Netto

Contos de Mirábile – Édimo de Almeida Pereira, ilustrado por Denise Nascimento

Um menino invisível – José Marcelo Rodrigues Freire, ilustrado por Regina Miranda

O muito e o pouco – Joana d’Arc Tôrres de Assis

Chico Juba – Gustavo Gaivota, ilustrado por Rubem Filho

Omo-oba: histórias de princesas – Kiusam de Oliveira, ilustrado por Josias Marinho

Betina – Nilma Lino Gomes, ilustrado por Denise Nascimento

A Biblioteca Murilo Rubião funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, é aberta ao público e o empréstimo de livros é gratuito. O cadastro é feito por meio de preenchimento de ficha de inscrição e apresentação de carteira de identidade e comprovante de residência. Ela está localizada na Casa Bernardo Guimarães, na Rua Alvarenga, 794, Bairro Cabeças, Ouro Preto | MG. Para mais informações: (31) 3551-2014 ou biblioteca@faop.mg.gov.br.

11/08/2016