Circuito Liberdade dá início às celebrações do Natal de Minas

Circuito de Presépios e Lapinhas acontece como novidade da programação deste ano


Iepha-MG e Circuito Liberdade celebram o fim de ano com uma prgramação preparada especialmente para este período de festas e ainda traz uma novidade: o Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais, que acontece nos espaços do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, e em diversos municípios mineiros, ampliando a participação de todo o estado na promoção do patrimônio cultural. Sendo tradição na cidade, a Praça da Liberdade ganha, a partir do dia 12 de dezembro, a iluminação de Natal da Cemig e a Casa do Papai Noel, que encanta o público infantil.

Além dos espaços que compõe o Circuito Liberdade, o Palácio Cristo Rei e o Servas, que também fazem parte da Praça da Liberdade, receberam presépios que poderão ser visitados pelo público durante toda a festividade natalina. Em “Presépios de Minas”, o Centro de Arte Popular Cemig e o MM, Museu das Minas e do Metal da Gerdau reuniram, respectivamente, duas e 30 peças cedidas pela Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, que obteve seu acervo por meio do Concurso Nacional de Presépios ao longo de 44 anos de realização. No CAP, a exposição fica aberta até o dia 15 de janeiro e, no MM, até o dia 8.

Os presépios do acervo da FAOP também estarão expostos até o dia 6 de janeiro no Memoria Minas Gerais Vale, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no BDMG Cultural, no Servas, no Museu Mineiro, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e no Arquivo Público Mineiro.

O calendário repleto de atrações reúne apresentações gratuitas de corais e bandas no Coreto da Praça da Liberdade e nas escadarias dos espaços do Circuito, além da programação específica de cada um deles. São exposições, shows, espetáculos e oficinas para receber o público; as crianças ainda podem visitar a Casa do Papai Noel, na Praça Carlos Drummond de Andrade, entre o Memorial Minas Gerais Vale e o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.

No dia 6 de janeiro de 2017, acontece uma festa reunindo diversos grupos de Folias de Reis, que encerram a programação com seus festejos tradicionais. As Folias visitarão os espaços que integram o Circuito de Presépios, passando pela Praça da Liberdade e convidando o público para participar da festa da cultura popular.


Serviço: Exposição do acervo de presépios da FAOP no Circuito de Presépios e Lapinhas

Data: 6 de dezembro de 2016 a 15 de janeiro de 2017

Público: Crianças, jovens e adultos

Mais informações: https://goo.gl/xHx8xV

06/12/2016