Cruz da Escola de Minas, restaurada com o apoio da FAOP, foi instalada na última terça-feira

  • Da esquerda para direita: o diretor da Escola de Minas, Issamu Endo, o vice-diretor Hernani Mota de Lima que é também o diretor do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, a presidente da FAOP, Júlia Mitraud, a coordenadora do LABCOR |FAOP, Bianca M

    Da esquerda para direita: o diretor da Escola de Minas, Issamu Endo, o vice-diretor Hernani Mota de Lima que é também o diretor do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, a presidente da FAOP, Júlia Mitraud, a coordenadora do LABCOR |FAOP, Bianca M

  • Processo de instalação da cruz restaurada da Escola de Minas pela equipe dos Bombeiros

    Processo de instalação da cruz restaurada da Escola de Minas pela equipe dos Bombeiros

Na manhã da terça-feira, 27 de abril, aconteceu a instalação do cruzeiro restaurado da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), localizado na Praça Tiradentes, do município. Parte da cruz caiu do alto da capela em 2017, e o Laboratório de Conservação e Restauro Jair Afonso Inácio (Labcor) da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) realizou a elaboração do projeto de restauração da obra, que foi executado pelo historiador e restaurador Rinaldo Urzedo. 

O projeto de restauro, idealizado pelo professor do Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP, Sílvio Luiz Rocha, teve como objetivo restituir a integralidade da escultura e interromper os processos de degradação. “ A proposta de recomposição com pedra sabão das partes danificadas e a junção das peças que desprenderam utilizando uma haste metálica/tarugo, possibilitou a apresentação estética e o reforço estrutural da cruz”, explica Sílvio. O Labcor também foi responsável por intermediar o contato com os órgãos responsáveis pela licitação. A coordenadora do Laboratório, Bianca Monticelli, conta: “ O projeto foi encaminhado para a aprovação, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, e à Secretaria Municipal de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano de Ouro Preto”. 

A restauração da obra não foi um trabalho simples, já que a Cruz havia sofrido uma queda que causou grandes danos. Rinaldo Urzedo, escultor e restaurador responsável pelo trabalho, relata que seguiu todas as orientações recomendadas, mas considerou o trabalho complexo. “Ela estava dividida em vários fragmentos, com muitas perdas de pequenas partes, então a gente teve que fazer várias reintegrações como a reintegração cromática  e a estruturação dela toda com aço inoxidável. Já a reinstalação da cruz foi, de certa forma, tranquila”, revelou Rinaldo.

A instalação, realizada pelo Corpo de Bombeiros do município, foi acompanhada pelo diretor da Escola de Minas, Issamu Endo, o vice-diretor Hernani Mota de Lima que é também diretor do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, a presidente da FAOP, Júlia Mitraud, e por Bianca e Rinaldo. O diretor Hernani celebrou finalmente a restauração da cruz: “Havia uma trinca talvez imperceptível na época da construção, e que com o tempo, ação do intemperismo, chuva e calor, a cruz acabou trincando e caiu. Após a queda em 2017, começou uma novela para recuperar essa cruz, e nós conseguimos, depois de um tempo, o financiamento da restauração da cruz pela Fundação Gorceix e a grande parceira com a FAOP”. Ele ressalta que essa não é a primeira parceria entre a UFOP e as fundações. Já Issamu Endo, acredita que o trabalho foi importante não só para a Escola de Minas e a Universidade, como também para toda a cidade de Ouro Preto. “Agradeço à Faop, à Fundação Gorceix, ao prefeito Angelo Oswaldo, à Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, ao Corpo de Bombeiros e a todos os envolvidos em recuperar um monumento de tanta relevância para toda a comunidade ouropretana”, disse o diretor.  

A cruz da Escola de Minas é uma das imagens mais características da cidade junto com a capela, e com o Pico do Itacolomi ao fundo, forma uma paisagem conhecida entre a comunidade e os visitantes.

Para Júlia Mitraud, a parceria é motivo de muita satisfação. “Nós participamos da criação do projeto de restauro, também atuamos como uma ponte entre as instituições envolvidas, acompanhamos o trabalho de Rinaldo e por fim, assistimos à instalação da cruz restaurada. Cada etapa e cada colaborador foi essencial para o resultado entregue. O desejo é de que parcerias como esta sempre existam,  para continuarmos atuando na preservação da história de Ouro Preto e de Minas Gerais.”, afirma a presidente.  

27/04/2021