Cursos de arte na FAOP estão com matrículas abertas

Estão abertas as matrículas para ingresso no segundo semestre de 2016 dos cursos do Núcleo de Arte da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP destinados à crianças, jovens e adultos. Os interessados podem se inscrever em ateliês de pesquisa, criação e produção artística e atividades de extensão, além de participar ativamente do programa Sextas Abertas, que oferece mensalmente programação artística e cultural gratuita à toda a comunidade.

O Ciclo Rotativo é destinado à crianças de 6 a 10 anos e é subdividido em quatro conteúdos: Contação e Criação de Histórias, Musicalização, Desenho e Pintura, Cinema. Para jovens de 11 a 16 anos, o Núcleo de Arte apresenta o Arte para Jovens I – com Cerâmica e Monotipia e Xilogravura; e o Arte para Jovens II – com Teatro e Desenho e Pintura. Além disso, também são oferecidas aulas de violão, divididas em quatro módulos. Esses cursos são semestrais e seus valores variam de R$ 50,00 a R$ 60,00 mensais.

Nos cursos de arte para jovens a partir de 16 anos e adultos, cada aluno é responsável pela construção da sua própria grade curricular, explorando suas aptidões e interesses nas diversas áreas artísticas. As mensalidades são de R$ 40,00 por curso com exceção das aulas de violão, que têm o valor de R$ 60,00. As ofertas são:

- Desenho I: composição e técnicas de expressão

- Desenho II: traço, forma e cor

- Pintura: fundamentos e práticas

- Cerâmica: modelagem, pesquisa e criação

- Xilogravura

- Fotografia de campo

- Laboratório de Experimentações Artísticas

- História da Literatura e da Arte – da Antiguidade ao Realismo

- Panorama da Arte Brasileira

- Bordado: criação e arte

- Ateliê de Desenho, Pintura e Objetivo

- Ateliê de Cerâmica

- Ateliê de Gravura (Xilogravura e Metal)

Para se inscrever, é necessário apresentar cópias da Carteira de Identidade, do CPF e de comprovante de residência, além de uma foto 3x4 e do preenchimento da ficha de inscrição disponível na secretaria do Núcleo de Arte. Alunos menores de idade devem entregar também cópias dos documentos de identificação de seus responsáveis e da certidão de nascimento.

Há desconto de 10% nas mensalidades com pagamento integral à vista e, em caso de matrícula simultânea, desconto de 55% no 2º, 3º e 4º curso. Também são oferecidas bolsas de estudos; para solicitá-las, é preciso que o aluno preencha o questionário socioeconômico disponível na secretaria e apresente um comprovante de renda familiar atualizado. O resultado da avaliação dos pedidos de bolsa sairá até o dia 3 de agosto e o aluno será informado via e-mail e telefone para então efetivar sua matrícula.

As pré-matrículas, necessárias somente para o curso de violão, são efetuadas até 30 de julho. As audições para o curso de violão acontecem nos dias 1 e 2 de agosto, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Cada candidato será informado do resultado logo após sua audição, que precisa ser agendada no ato da pré-matrícula. O período de matrículas para os demais cursos se estende até 5 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 18h, na secretaria do Núcleo de Arte. As aulas têm início em 8 de agosto.

O Núcleo de Arte está localizado na Praça Antônio Dias, 80, Bairro Antônio Dias. Mais informações pelo e-mail nucleodearte@faop.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3551-5052.

Público: crianças a partir de 6 anos, jovens e adultos

Matrículas: 18 de julho a 5 de agosto, de segunda a sexta, de 9h às 18h