Cursos livres da FAOP recebem inscrições de 101 localidades brasileiras

                            Em seu terceiro semestre online, a instituição recebeu                       378 inscrições no processo de matrícula


Neste segundo semestre de 2021, o Núcleo de  Arte e Ofícios da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, ofereceu 250 vagas para o público em geral, distribuídas em 11 cursos online e totalmente gratuitos, além de 30 vagas para alunos de 2 cursos em continuidade. 

O processo de matrícula, realizado entre os dias 2 e 5 de agosto por meio de formulário online, acusou 378 inscrições vindas de 101 cidades brasileiras. Foram preenchidas 241 vagas, com alunos de 70 cidades brasileiras e 1 distrito, o maior alcance de municípios até então.

Os cursos ofertados para esse semestre foram: Estamparia Experimental; Fotografia Contemporânea: Imagens em Trânsito; Mosaico de Vidro sobre Objetos –  Módulos I e II; Panorama das Artes Visuais no Brasil – Novas  Perspectivas; Xilogravura; Violão – Módulos I, II, III, IV e Violão para Jovens de 11 a 13 anos. As turmas em continuidade referem-se aos Ateliês Avançados de Desenho, Pintura e Objeto e de Técnicas Alternativas em Gravura.

Apenas não foram preenchidas, em sua totalidade, as vagas disponíveis para o curso de Violão para Jovens e para os módulos avançados de Violão (III e IV) – o que nos permitiu abrir uma segunda  turma de Violão Módulo I –, e as vagas para o Módulo II do curso de Mosaico de  Vidro sobre Objetos – para o qual os alunos dependiam do pré-requisito Módulo I. 

As aulas foram iniciadas no dia 9 de agosto e se estenderão até 14 de dezembro. Os encontros ocorrem em diferentes plataformas de reuniões online, como o Google Meet e o Zoom, e os participantes também contam com o apoio de outras redes sociais. 

Iuri Tavares, de Fortaleza (CE), não conhecia a FAOP antes da pandemia, mas por meio das redes sociais, no começo do ano, soube dos cursos online gratuitos. Ele se inscreveu, no primeiro semestre de 2021, para o curso de Mosaico de Vidro sobre Objetos – Módulo I, e gostou tanto da experiência que se inscreveu novamente, agora para o Módulo II. 

“A convite da professora Andreia Miranda, decidi prosseguir meus estudos com Mosaico no Módulo II. A metodologia é outra e estamos desenvolvendo pesquisas e investigações experimentais e teóricas. A experiência tem sido bastante diferente e posso dizer, com confiança, que no final deste módulo estarei preparado para expor os meus mosaicos”, conta o aluno. 


Os alunos da FAOP estão espalhados pelo Brasil

Neste semestre, os cursos online possibilitaram o atendimento a alunos e alunas de Ouro Preto e Mariana, e dos municípios mineiros de Barbacena, Barra Longa, Belo Horizonte, Bom Despacho, Caeté, Carandaí, Caxambu, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Cordisburgo, Coronel Fabriciano, Curvelo, Diamantina, Divisa Alegre, Esmeraldas, Iguatama, Itabirito, Itaúna, João Monlevade, Juiz de Fora, Monte Santo de Minas, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Oliveira, Ouro Branco, Patos de Minas, Paraguaçu, Raposos, Resende Costa, Riacho dos Machados, Ribeirão das Neves, São João Del Rei, Santa Luzia, Santos Dumont, Sarzedo, Serro, Três Pontas, Uberlândia, Varginha, Vespasiano e Viçosa.

Além dos mineiros, a fundação recebe alunos das seguintes localidades:

Manaus (AM); 

Fortaleza (CE); 

Vitória (ES); 

Goianápolis (GO); 

Belém e Benevides (PA);

João Pessoa (PB); 

Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Recife (PE); 

Curitiba (PR);

Itaboraí, Niterói, Rio de Janeiro e Teresópolis (RJ);

Abelardo Luz e Timbó (SC); 

Assis, Franca, Leme, Ribeirão Preto e São Paulo (SP);

Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande (RS). 

A professora e coordenadora do Núcleo de Arte e Ofícios, Rachel Falcão, considera que “os números apresentados apenas confirmam o comprometimento da FAOP com a sua missão de tornar a experiência e a formação artísticas acessíveis a um público cada vez mais abrangente”.


16/09/2021