Códices serão entregues ao Arquivo Público de Ouro Preto

O Arquivo Público de Ouro Preto vai receber de volta os cinco códices, de meados do século XVIII, até meados do século XIX, que foram restaurados pela equipe e pelas turmas XXX, XXXI e XXXII, de 2014, da disciplina de Papel do curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP. A entrega ocorre na Casa de Tomás Antônio Gonzaga, em Ouro Preto, às 11h, desta segunda-feira (20/03).

No início do século II, os códices surgiram como uma alternativa ao papiro. Feitos de madeira, o novo material facilitava o armazenamento, pois ocupava menos espaço, além possibilitar uma maior legibilidade do texto, já que diferentemente do rolo de pergaminho, podia-se escrever e ler dos dois lados, e facilitava o manuseio. Os códices foram muito usados durante o período colonial do Brasil, dessa forma alguns se mantêm até a atualidade.

Os manuscritos, que ficaram aproximadamente um ano e meio sendo restaurados, tratam de temas relacionados ao final período colonial do Brasil (1500-1815), do reino (1815-1822) e início do Império (1822-1889), como atas de eleições paroquiais do distrito de Santo Antônio do Itatiaia (1824-1843), acórdãos de vereança (1784-1788), registro de quitações com expostos (1820-1841), registro de lançamento de dívidas e recebimentos de foros (1766-1835) e acórdãos da Câmara de Vila Rica (1802-1809)

Segundo a professora de arte e restauro Carolina Concesso, os códices apresentavam alguns problemas como sujeira, rasgos, dobras, buracos causados por insetos que se alimentam de madeira e outros. Os livros passaram por processo de limpeza, desacidificação, estabilização da tinta, recomposição das costuras, montagem das encadernações e outros tratamentos.

A professora ainda destaca a importância da restauração desses documentos que servem de fonte de pesquisa para uma parte importante da história do país.

Serviço: Entrega de Códices Restaurados

Abertura: 20 de março, às 11h