Debate sobre Literatura no Fórum das Letrinhas com curadoria da FAOP

Escritora Beth Timponi (Foto: Thiago Bonna)

Por mais uma edição, a Fundaçãode Arte de Ouro Preto | FAOP é curadora do Fórum das Letrinhas durante o maior festival literário da cidade de Ouro Preto, o Fórum das Letras. Com a literatura infantil em foco, as primeiras atividade do Letrinhas, ocorridas nos dias 13 e 14, reuniram profissionais de várias áreas com a amplitude das discussões que não ficaram só na literatura infantil, mas também no ato de educar e de viver com as letras.

O escritor Denis Leandro e o ilustrador e professor da FAOP, Murizio Manzo, foram convidados para conversar no dia 13 sobre o livro infanto-juvenil Zola e Ana-Raio, fruto da parceria entre eles. Na fala, destacaram a importância da leitura e do convívio com a arte na escola e a eventual formação de indivíduos críticos por meio do convívio com a arte que as ilustrações dos livros proporciona.

No dia 14, as palestras ocorreram desde a manhã até a tarde, com a presença das autoras Beth Temponi, Joana Cavalcanti e a mostra de trabalhos produzidos pelos alunos de escolas da região. As experiências teóricas das autoras se mesclavam ao conteúdo educativo de seus livros. Outra vez, a lotação do auditório confirmou que a literatura infantil desempenha um papel fundamental na vida do sujeito, de maneira que, como Joana Cavalcanti afirma, são as primeiras histórias os “nossos primeiros presentes”.

O evento Literatura e Educação abriu com a fala das autoridades presentes ressaltando a importância de difundir e estimular a leitura entre jovens no Brasil e, principalmente, na região de Ouro Preto. A filosofa e psicanalista Beth Timponi, autora do livro O Sabiá e a Menina, evidenciou a importância da relação professores e alunos, particularmente no caso da educação infantil, quando o programa de aulas é o meio mais influenciador na aprendizagem.

Entre as palestras, o grupo de teatro responsável pelas encenações nessa abertura entrou em palco. Na performance, as atrizes leram e distribuíram pelo auditório trechos das obras das autoras e autores infanto-juvenis.

A presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, Júlia Mitraud; a reitora da Universidade Federal de Ouro Preto | UFOP, Cláudia Marliére; a escritora Guiomar de Grammont; a secretária Municipal de Educação de Ouro Preto, Rosa Ana Xavier; e o prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, estavam presentes no evento.

24/11/2017