Em cartaz até 05/02, exposição na Galeria de Arte de FAOP, traz aquarelas de Annamélia Lopes e poemas de seu filho, Nello Rangel

Está em cartaz até o dia 05/02, na Galeria de Arte Nello Nuno, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), a mostra “Entrelaçados”, de Annamélia Lopes e Nello Rangel. A montagem foi inspirada na obra de mesmo nome, lançada na abertura da exposição, dia 9/12. Com entrada gratuita, o público tem a oportunidade de conferir o acervo rico e recente de aquarelas de Annamélia Lopes, além de poemas de Nello Rangel, seu filho. “Há uma comunhão de sangue e de alma,  entrelaçando o que a mão que pinta e a mão que escreve compartilham em termos de sentimento da vida e da arte”, escreveu o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, no prefácio da obra, da editora Liberdade.

A exposição representa também mais um encontro de Annamélia Lopes com a Galeria de Arte, da FAOP, que leva o nome do artista Nello Nuno, falecido em 1975. Nello, um dos principais artistas do estado, era casado com Annamélia. Ambos foram responsáveis pelo nascimento, em 1969, da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, da FAOP. A artista criou na instituição o curso de gravura, no qual ministrou aulas por muito tempo. Foi ainda diretora da Fundação e se aposentou em 1996. Até 2018, manteve vínculo com a escola de arte, como integrante do Conselho Curador.

Annamélia já foi premiada diversas vezes, destaque para o Prêmio Itamaraty, da X Bienal Internacional de São Paulo, em 1969; e o 1º Prêmio Oficial de Aquisição Prefeitura de Belo Horizonte, no 1º Salão Nacional de Arte Contemporânea de BH. Sua obra pode ser apreciada também em outros lugares como no Museu de Arte da Pampulha, Pinacoteca do Estado/Museu Mineiro, na capital mineira, e no Palácio do Itamarati, em Brasília.

Exposição: "Entrelaçados", de Annamélia Lopes e Nello Rangel

Período: 9/12 a 05/02

Visitação: terça a sexta, de 9h às 12h; 13h às 17h. Sábado, domingo e feriados, de 14h às 18h

Endereço: Galeria de Arte Nello Nuno, rua Getúlio Vargas, 185, bairro Rosário, Ouro Preto/MG