Estão abertas as matrículas para os cursos de artes plásticas, visuais e musicalização da FAOP

O Núcleo de Arte da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP abre as portas para os interessados em se matricular nos cursos destinados à crianças, jovens e adultos explorarem as linguagens nos campos das artes visuais, plásticas e da musica. Os alunos participam de criações e produções artísticas, ateliês de pesquisa e atividades de extensão, além de se envolverem no programa Sextas Abertas, que oferece mensalmente programação artística e cultural gratuita à toda a comunidade.

Uma ampla gama de cursos é disponibilizada par que cada aluno escolha a sua grade de acordo com sua faixa etária. Na Iniciação Artística Para Crianças há quatro conteúdos voltados para crianças entre 6 e 10 anos de idade: Musicalização, Desenho e Pintura, Cinema e Monotipia. Já para os jovens a partir dos 16 e adultos, o Núcleo de Arte oferece ateliês de Desenho e Gravura (Monotipia e Xilogravura), cursos livres e o Programa de Formação em Arte; eles contam com aulas de Cerâmica, História da Arte, Pintura, Bordado, Fotografia, e Linguagens Artísticas Contemporâneas. Também são oferecidas aulas teóricas e práticas de violão. Crianças e jovens de 10 a 16 anos ainda podem participar de aulas de Teatro e Circuitos Museológicos.

As matrículas ficam abertas do dia 16 de janeiro ao dia 10 de fevereiro, exceto para o Formação em Arte, cujas inscrições terminam em 8 de fevereiro. Para se matricular, os interessados devem entregar na secretaria do Núcleo de Arte cópias do RG, CPF e comprovante de residência, além de uma foto 3X4 e do preenchimento da ficha de matrícula. Caso o aluno seja menor de idade, são necessárias as cópias dos documentos do responsável e da certidão de nascimento do aluno. Para as inscrições no Formação em Arte, também devem ser entregues currículo impresso, portfólio (se houver), carta de interesse redigida de próprio punho e declaração de disponibilidade para cursar o programa. As aulas tem início no dia 3 de fevereiro.

Alguns dos cursos livres possuem pré-requisitos que podem ser consultados no ato da matrícula. Para efetivar a inscrição no Formação em Arte, é realizado um processo seletivo de análise por banca composta pela coordenadora e dois professores do Núcleo de Arte nos dias 8 e 9 de fevereiro. O resulto será divulgado aos candidatos até o dia 10 de fevereiro. Mensalidades do Formação em Arte consistem em 10 parcelas de R$ 100,00 (pagas de março a dezembro; 1ª parcela deverá ser paga no ato da matrícula). Já os cursos avulsos de artes plásticas e visuais variam de R$ 40,00 a R$ 60,00; a Iniciação Artística para crianças tem a mensalidade no valor de R$ 50,00, com duas aulas por semana.

Existe a possibilidade de solicitação de bolsa de estudos, onde o aluno precisa preencher o questionário socioeconômico disponível na secretaria do Núcleo e anexar o comprovante da renda familiar atualizado. Dessa forma, até o dia 23 de fevereiro, a equipe entrará em contato com o aluno via e-mail e telefone para comunicar o resultado da avaliação do pedido. Porém, a espera pelo resultado da avaliação do pedido de bolsa não impede que o aluno frequente as aulas desde o início.

Os documentos para a matrícula podem ser entregues no Núcleo de Arte de segunda à sexta, das 14h às 21h entre 16 e 27 de janeiro, e das 8h às 21h entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. O Núcleo está localizado na Praça Antônio Dias, 80, Bairro Antônio Dias. Mais informações pelo e-mail nucleodearte@faop.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3551-5052.

Acesse aqui o arquivo de Portaria para bolsas de estudos

Grade curricular do programa de Formação em Arte 2017

Quadro de horários dos cursos do Núcleo de Arte 2017

Confira aqui o Regimento da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade