Exposição de Annamélia Lopes marca a reinauguração da Galeria de Arte Nello Nuno da FAOP

Após passar por uma reestruturação e mudança de endereço, a Galeria de Arte Nello Nuno se prepara para abrir suas portas. Sediada agora no Núcleo de Conservação e Restauro da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, recebe nessa sexta-feira, 15 de julho, a exposição “Cartografia Ingênua de Ouro Preto” da artista Annamélia Lopes, que vai até 19 de agosto e faz parte da programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana | Fórum das Artes 2016.

A volta da Galeria para o centro histórico de Ouro Preto intensifica o circuito cultural da cidade e resgata o fato de que foi nesse mesmo espaço que a Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA iniciou suas atividades, tendo os artistas Nello Nuno e Annamélia Lopes à frente ministrando cursos de pintura e desenho. Foi ali o ponto de partida, posteriormente abraçado pela FAOP que desde então foi ganhando força até se consolidar no que é hoje.

Annamélia sempre trabalhou com xilogravura e desenho e começou a registrar paisagens de Ouro Preto após três anos morando na cidade, durante a década de 70. Na época, suas pinturas eram trabalhos de observação e com o passar do tempo, a artista foi aperfeiçoando e modificando suas técnicas até chegar às atuais telas que serão agora expostas em “Cartografia Ingênua de Ouro Preto”. Esses desenhos são baseados no mapa de Ouro Preto e têm referências à cidade, mas não a ilustram fielmente, são retratos imaginários dentro do que o olhar sugere.

Para a artista, expor suas obras na reinauguração da Galeria é de grande satisfação e alegria, principalmente por ter vivido de perto e feito parte da história da EARMFA e da FAOP que se iniciou naquele mesmo espaço. Dando continuidade à essa narrativa de resgate histórico, no próximo mês, a Galeria de Arte Nello Nuno expõe obras de Murilo Rubião, outro personagem marcante para a implementação desenvolvimento da Fundação de Arte.

Angelo Oswaldo, Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, ressalta que “ao marcar o retorno da Galeria de Arte ao casarão do Rosário, a exposição de Annamélia torna-se uma homenagem da Fundação à artista e mestra. Sempre captada pelos pintores, Ouro Preto encontra, nessa série, o caminho direto entre a sedução dos trajetos que oferece e a delicadeza de uma pintura feita de pura magia”.

A abertura da exposição e reinauguração da Galeria de Arte Nello Nuno acontece às 19h da próxima sexta-feira e contará com a Chuva de Poesia, do poeta gráfico Guilherme Mansur. A Galeria fica no Núcleo de Conservação e Restauro, localizado na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, Ouro Preto | MG. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 12h às 18h. Mais informações pelo telefone (31) 3552-2480.

11/07/2016