Exposição “Arte, Resistência e Solidariedade” integra a programação do Festival de Inverno 2016

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana | Fórum das Artes 2016 traz este ano uma programação que explora a diversidade, a formação e a conservação de memórias e o incentivo à inclusão. Dentro desse eixo, a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP promove a exposição coletiva “Arte, Resistência e Solidariedade”, composta por obras de artistas ouro-pretanos que geram reflexões e estimulam o debate sobre a cultura afro, as mulheres e a memória.

A mostra é organizada pela FAOP, responsável pela curadoria de Artes Visuais do Festival, em parceria com a Casa dos Contos, e fica aberta à visitação até o dia 27 de julho, de terças-feiras aos sábados, das 10h às 17h, e aos domingos e feriados, das 10h às 15h. A galeria está localizada na Rua São José, 12, Centro, Ouro Preto | MG. Na sexta-feira, dia 8 de julho, às 11h, acontece uma edição da Chuva de Poesia com Guilherme Mansur, acompanhando a abertura da exposição.

Os visitantes podem conferir trabalhos de Alexandre Masacarenhas, Ana Célia Teixeira, Ana Fátima Carvalho, Anderson Braga, Antônio dos Anjos, Arlindo Rocha, Carlos Bracher, César Teixeira, Chiquitão, Christine Vianna, Cláudio Alvim, Cor Jesus Santana, Delza Parma, Edu Marques, Emiliana Marquetti, Fabiano Rocha, Fani Bracher, Gabriela Rangel, Gê Fortes, Helder de Paula, João Sales, José Efigênio Coelho, José Roberto Moreira, Lila Carneiro, Lou, Marcos Meira, Maria Augusta Sena, Marilina Ethichury, Paulo Valadares, Rachel Falcão, Tatiana Rangel, Tirrusca, Tunico dos Telhados, Uziel e Vandico.

Cultura Afro

Abordar essa temática contribui para a valorização e a difusão da arte negra, evidenciando a resistência cultural africana ao longo do tempo. O Brasil é um dos países em que a população têm o maior número de descendência negra do mundo, onde as heranças da cultura Afro estão presentes na contemporaneidade em áreas como música, teatro, cinema, costumes, religiões, arte e culinária típica. Dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade, o Dia da Consciência Negra é comemorado anualmente no dia 20 de novembro.

Mulheres

O papel da mulher nos diversos campos da sociedade é abordado pela exposição, onde a representatividade feminina e a equidade de gêneros constituem a proposta geral. A luta feminina por direitos gera efeitos positivos, como a participação nas votações políticas conquistada em 1932 no Brasil e, atualmente, a mulher ocupa cargos de liderança a partir de novas liberdades e possibilidades alcançadas.

Memória

A exposição conta com trabalhos voltados para a representação das memórias afetivas e coletivas, que reforçam as lembranças históricas das paisagens de Ouro Preto. Passadas de geração em geração, as memórias coletivas são aquelas compartilhadas entre um grupo de pessoas como famílias, religiões, étnicas, de classes sociais ou nações.

07/07/2016