FAOP abre edital para interessados no Curso Técnico em Conservação e Restauro

  • Foto | Luiza Magalhães

    Foto | Luiza Magalhães

Quem vê as obras históricas expostas nas ruas, museus e galerias de Ouro Preto e região, muitas vezes não imagina o trabalho que existe a fim de preservar as esculturas, documentos, pinturas e imóveis. Os profissionais da área buscam restaurar e promover o trabalho de conservarção de obras para evitam a sua deterioração, sejam elas móveis (como esculturas, pinturas e papel) ou imóveis (como bens arquitetônicos). Neste cenário, a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP abre mais um processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro para ingresso no primeiro semestre de 2018. Serão disponibilizadas 36 vagas, divididas no período matutino e noturno.

A Fundação forma profissionais técnicos capacitados para analisar, diagnosticar e intervir em acervos de bens culturais móveis, atuando nas áreas de papel, pintura de cavalete e escultura policromada. No mercado de trabalho, a atuação vai desde ateliês à órgãos de preservação, incluindo museus, fundações, bibliotecas e toda e qualquer atividade relacionada à preservação e recuperação de patrimônio cultural.

O exame de seleção é realizado por meio de questões objetivas de língua portuguesa, química, elaboração de uma redação dissertativa e avaliação de aptidão visual e motora. São esses conhecimentos necessários para ingresso no curso. Para inscrever-se, os interessados devem ter concluído ou estar cursando a partir do 2° ano do ensino médio.

As inscrições para o processo seletivo, no valor de R$60,00, acontecem pelo site da FAOP de 23 de outubro a 21 de novembro, até às 12h. As provas serão realizadas no dia 3 de dezembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, em local a serem divulgados.

O resultado dos aprovados será publicado no dia 7 de dezembro no site e na Casa Bernardo Guimarães, localizada no brairro Cabeças, em Ouro Preto/MG. Os ingressantes no curso são contemplados com a bolsa integral e devem cumprir, durante o curso, com os requisitos especificados no edital.

Link de acesso à ficha de inscrição: https://goo.gl/ortWuw

Link de acesso ao edital: https://goo.gl/paujyw 


Serviço:

Abertura do Edital do Curso Técnico em Conservação e Restauro | Ingresso no 1º sem. de 2018

Data: 23 de outubro até 21 de novembro de 2017, às 12h

Público: Todos os interessados na área de conservação e restauro

Informações: 3551-2014

23/10/2017