FAOP abre mais de 200 vagas para cursos do Núcleo de Arte & Ofícios

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP recebe inscrições para 11 cursos gratuitos do Núcleo de Arte & Ofícios entre os dias 02 e 05 de agosto. Os interessados podem fazer a matrícula online por meio do formulário disponibilizado neste link.


As aulas vão acontecer entre os dias 09/08 e 14/12 e serão a distância, para evitar a proliferação da Covid-19. Cada pessoa poderá se inscrever em apenas um curso e as vagas são limitadas — terão prioridade, por ordem de inscrição, as pessoas que concluíram cursos anteriores com aproveitamento e frequência suficientes ou que estão se inscrevendo pela primeira vez.


Ao todo serão disponibilizadas 240 vagas para os seguintes cursos: Estamparia Experimental; Fotografia Contemporânea: Imagens em Trânsito; Mosaico de Vidro sobre Objetos - Módulo I; Mosaico de Vidro sobre Objetos - Módulo II; Panorama das Artes Visuais no Brasil — Novas Perspectivas; Violão – Módulo I; Violão – Módulo II; Violão – Módulo II; Violão – Módulo IV; Violão para jovens (11 a 13 anos); Xilogravura.


Sobre os cursos


Curso: ESTAMPARIA EXPERIMENTAL
Este curso propõe uma introdução ao aprendizado da estamparia artesanal e artística, abordando o desenvolvimento de processos criativos a partir de técnicas alternativas da linguagem da gravura e do (re)aproveitamento de materiais.

Público-alvo: a partir de 18 anos

Carga horária total: 48 horas (3h/dia, 1 dia/semana)
Número de vagas: 20



Curso: FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA: IMAGENS EM TRÂNSITO
Este curso online síncrono propõe refletir sobre a imagem no contemporâneo e as práticas fotográficas que lidam com a imagem expandida, não sendo um curso avançado de fotografia técnica ou fotografia profissional. Seu propósito é gerar trabalhos imagéticos que reflitam técnicas, conceitos e temas vinculados ao contexto da imagem a partir dos meios digitais, analógicos e híbridos.  

Público-alvo: a partir de 21 anos

Carga horária total: 48 horas (3h/dia, 1 dia/semana)
Número de vagas: 40



Curso: MOSAICO DE VIDRO SOBRE OBJETOS – MÓDULO I
Este curso tem como finalidade desenvolver habilidades no âmbito do processo artístico-artesanal de produção de objetos pintados e com acabamento em mosaico, exercitando a criatividade do participante e podendo se tornar um ofício gerador de renda. Será trabalhado, além do processo de criação, o lado empreendedor do participante.

Público-alvo: a partir de 16 anos

Carga horária total:  48 horas (3h/dia, 1 dia/semana)
Número de vagas: 15



Curso: MOSAICO DE VIDRO SOBRE OBJETOS – MÓDULO II
Este curso tem como finalidade desenvolver habilidades no âmbito do processo artístico-artesanal de produção de objetos pintados e com acabamento em mosaico, podendo se tornar um ofício gerador de renda. Neste módulo, a partir do conhecimento prévio (MÓDULO I), o processo de criação deverá envolver um trabalho de pesquisa com tema de livre escolha de cada participante, com foco no desenvolvimento de trabalhos autorais.

Pré-requisito: Ter cursado MOSAICO DE VIDRO SOBRE OBJETOS – MÓDULO I até a etapa final. 

Público-alvo: a partir de 16 anos

Carga horária total: 54 horas (3h/dia, 1 dia/semana)
Número de vagas: 15



Curso: PANORAMA DAS ARTES VISUAIS NO BRASIL – NOVAS PERSPECTIVAS
Dando continuidade ao conteúdo de “Panorama da Arte no Brasil – Módulos I e II”, este curso estabelece um espaço de pesquisa e reflexão, considerando novas perspectivas acerca das principais características definidoras da produção artística contemporânea no Brasil, compreendendo sua relação e intercâmbio com as manifestações internacionais, para além de uma história da arte identificada com a história dos códigos europeus. Inclui a produção artística de raiz não-europeia, um lugar de fala de outros protagonistas com as significativas produções afro-brasileiras e dos povos originários.

Público-alvo: jovens a partir de 16 anos e adultos (estudantes e profissionais da área de artes visuais, artistas, professores, arquitetos, historiadores, museólogos, interessados em geral no estudo da História da Arte no Brasil, seus movimentos e aspectos formais).

Carga horária total: 48 horas (3h/dia, 1 dia/semana)
Número de vagas: 30



Curso: VIOLÃO - MÓDULO I
O curso de Violão – Módulo I ressalta a iniciação ao violão e visa abordar a técnica do instrumento, acordes, percepção musical (teoria musical), leitura de tablatura, repertório nos diversos estilos musicais, do erudito ao popular, com enfoque na música brasileira.

Público-alvo: a partir de 14 anos, jovens e adultos 

Carga horária total: 16h (1h/dia, 1 dia/semana)
Número de vagas: 20 vagas



Curso: VIOLÃO - MÓDULO II
O curso de Violão – Módulo II visa abordar a técnica do instrumento, tríades, acordes, harmonia, percepção musical (teoria musical), escalas, arpejos, leitura de tablatura, improvisação, repertório nos diversos estilos musicais, do erudito ao popular, com enfoque na música brasileira, buscando aprimorar a técnica de improvisação e a criatividade musical.

Pré-requisito: Violão – Módulo I ou conhecimentos equivalentes

Público-alvo: alunos com conhecimento básico e prática inicial em violão, a partir de 14 anos.

Carga horária total: 16h (1h/dia, 1 dia/semana)
Número de vagas: 20 vagas



Curso: VIOLÃO - MÓDULO III
O curso de Violão – Módulo III visa abordar a técnica do instrumento, tríades, acordes, harmonia, percepção musical (teoria musical), escalas, arpejos, inversões de acordes, improvisação, repertório nos diversos estilos musicais, do erudito ao popular, com enfoque na música brasileira, buscando aprimorar a técnica de improvisação e a criatividade musical. 

Pré-requisito: Violão – Módulo II ou conhecimentos equivalentes

Público-alvo: alunos com conhecimento e prática nível intermediário em violão, a partir de 14 anos.

Carga horária total: 16h (1h/dia, 1 dia/semana)
Número de vagas: 20 vagas



Curso: VIOLÃO - MÓDULO IV
O curso de Violão – Módulo IV visa abordar a técnica do instrumento, tríades, acordes, harmonia, percepção musical (teoria musical), escalas, arpejos, inversões de acordes, improvisação, repertório nos diversos estilos musicais, do erudito ao popular, com enfoque na música brasileira. O curso também oportuniza uma revisão aos módulos I, II e III, buscando aprimorar a técnica de improvisação e a criatividade musical.

Pré-requisito: Violão – Módulo III ou conhecimentos equivalentes

Público-alvo: alunos com conhecimento e prática nível avançado em violão, a partir de 14 anos.

Carga horária total: 16h (1h/dia, 1 dia/semana)
Número de vagas: 20 vagas



Curso: VIOLÃO PARA JOVENS (11 A 13 ANOS)
O curso de Violão para Jovens (novatos ou não) ressalta a iniciação ao violão e visa abordar a técnica do instrumento, acordes, harmonia, percepção musical (teoria musical), escalas, leitura de tablatura, improvisação, repertório nos diversos estilos musicais, do erudito ao popular, com enfoque na música brasileira. 

Público-alvo: jovens de 11 a 13 anos

Carga horária total: 13h (50 min./dia, 1 dia/semana)
Número de vagas: 20 vagas



Curso: XILOGRAVURA
Este curso propõe o desenvolvimento de processos criativos a partir da experimentação e pesquisa das técnicas de xilogravura como meio de expressão plástica, abordando, também, técnicas de gravação em materiais alternativos, com o propósito de construção de uma linguagem artística individual. 

Público-alvo: a partir de 18 anos

Carga horária total: 54 horas (3h/dia, 1 dia/semana)

Número de vagas: 20


30/07/2021