FAOP apresenta 1º Ciclo de Debates sobre Políticas de Afirmação da Cultura Afro-brasileira

A Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP, a Biblioteca Pública Municipal, o Ateliê de Psicanálise, o Fórum de Igualdade Racial de Ouro Preto (FIROP) e o Cine Vila Rica promovem o I Ciclo de Debates sobre Políticas de Afirmação da Cultura Afro-brasileira entre os dias 13 e 22 de novembro de 2015.

O programa busca contribuir para a promoção social e cultural da população negra abordando a arte e o artesanato afro-brasileiro, o samba, a capoeira, o negro na história do Brasil e na literatura, a importância da cidade de Ouro de Preto na formação econômico-social e cultural de Minas e do Brasil, os valores civilizatórios afro-brasileiros, entre outras temáticas afins ou contempladas pelo Estatuto da Igualdade Racial e pelo Plano Nacional de Políticas Públicas de Igualdade Racial e da Juventude. Além de palestras, o evento conta com apresentações culturais, filmes, oficina, roda de conversa e cortejo pela cidade.

A programação é gratuita e aberta ao público. Segue abaixo a programação:

• 13/11

19 h – Palestra: Religiões de Matrizes Africanas. Com presença de Makota Celinha.

Local: Casa de Gonzaga. Rua Cláudio Manoel, 61. Centro. Ouro Preto – MG

• 16/11

14h – FAOP Literária: “A negra e o negro como atores no cenário literário brasileiro”. Com presença de Jailda de Freitas Silva, Grupo Travessura e Roque Camêllo.

Local: Auditório Vinícius de Moraes. Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP: Rua Irmãos Kennedy, 601 – Bairro Cabeças. Ouro Preto – MG.

• 17/11

14h – Mesa de debate sobre as Políticas Públicas de Promoção à Igualdade Racial e os Quilombos em Minas Gerais com a presença do Sr. João Carlos Pio de Souza e apresentação dos alunos do Projeto ARO – FAOP.

19h – Palestra: SUS - A saúde da população negra. Com presença do Dr. Ariosvaldo Figueiredo.

Local: Auditório da Secretaria de Turismo de Ouro Preto. Rua Cláudio Manoel, 61 – Centro. Ouro Preto – MG.

• 18/11

10h – Oficina sobre a valorização da cultura negra na escola para as coordenadoras da Educação Infantil da Secretaria de Educação de Ouro Preto, ministrada pela pedagoga Cláudia Martinha Barbosa.

Local: Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto. Rua Xavier da Veiga, 309 - Centro Histórico. Ouro Preto – MG.

18h – Filme: Besouro | 93 min – 2009 – Brasil. Gênero: Ação. Classificação: 14 anos.

- Apresentação do Grupo Terra Preta Capoeira.

Local: Cine Vila Rica. Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 – Centro. Ouro Preto.

20h – Filme: Paris is Burning | 77 min – EUA – 1990. Mesa de discussão após o filme: o gênero e o racismo.

• 19/11

14h – Roda de conversa sobre o protagonismo dos negros na Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto.

Local: Adro da Igreja do Rosário. Largo do Rosário, s/n – Rosário. Ouro Preto – MG.

19h – Filme: Libertem Angela Davis | 102 min- EUA/França -2014. Gênero: Documentário. Classificação: 14 anos.

Local: Cine Vila Rica. Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 – Centro. Ouro Preto.

21h – Quanto Vale ou é por Quilo? | 104 min – Brasil – 2005. Gênero: Drama. Classificação: 14 anos.

• 20/11

15h – Cortejo e intervenções culturais.

Concentração: Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto. Rua Xavier da Veiga, 309 - Centro Histórico. Ouro Preto – MG.

Percurso: Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto. Rua Xavier da Veiga, Rua Mercês, Igreja São Francisco de Assis, Rua Cláudio Manoel e Praça Tiradentes.

19h – Filme: Vênus Negras// Venus Noire | 159 min – França – 2010. Gênero: Drama/Histórico. Classificação: 16 anos.

• 21/11

Caravana “A Cultura tem Cor” promovida pelo FIROP – visita ao distrito de Amarantina com atrações culturais.

16h – Filme [Programação Infantil]: Kiriku e a Feiticeira | 74 min – 1999 – França. Sessão Dublada.

Local: Cine Vila Rica. Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 – Centro. Ouro Preto.

18h – Racismo na Escola | 52 min – 2015 – Brasil. Classificação livre. Gênero: Documentário.

Local: Cine Vila Rica. Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 – Centro. Ouro Preto.

19h30 – Filme: Branco Sai, Preto Fica | 93 min – Brasil – 2015. Gênero: Drama. Classificação: 12 anos.

- Mesa de discussão após o filme, com presença de: Teko Rosa – Fala Favela; Diego Fernandez – SambaPretoChoroJazz Escola de Música .

- Apresentação de grupos de Rap da Região em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

• 22/11

Caravana “A Cultura tem Cor” promovida pela FIROP – visita ao distrito de Santa Rita com atrações culturais.

16h – Sessão “Curtas” infantil [Classificação Livre]

Cores e Botas | 16 min – 2011 – Brasil;

Imagine uma menina com cabelos de Brasil | 10 min – 2010 – Brasil;

Maré Capoeira | 14 min – 2005 – Brasil;

Vista minha pele | 27 min – 2003 – Brasil.

18h – Sessão “Curtas”:

Confidência Preta | 24 min – Brasil – Ouro Preto – 2015;

ABAYOMI | 10 min – Brasil – Belo Horizonte – 2012.

Local: Cine Vila Rica. Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 – Centro. Ouro Preto.

19h – GoodHair// Cabelo Bom | 96 min – Eua – 2009. Gênero: Documentário – Comédia. Classificação: 12 anos.

- Mesa de discussão após o filme com mulheres da cidade que passaram por processo de transição capilar sobre o cabelo crespo; transição capilar; tratamento dado pela mídia, auto-estima da mulher negra, etc.

- Oficina de turbante.

11/11/2015