FAOP confecciona tapetes em comemoração aos 300 anos da Irmandade do Rosário de Ouro Preto

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP realiza na próxima quarta-feira, 7 de outubro, a confecção dos tradicionais tapetes devocionais como parte das comemorações dos 300 anos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. A festividade esse ano tem como tema “Com Maria, a Senhora do Rosário, enviados em missão para servir e libertar”.

A antiga tradição dos tapetes se transformou numa atração a mais no calendário religioso da cidade, depois de ter sido resgatada pela FAOP com novos meios e materiais como a serragem colorida. Muito além do propósito religioso, a Fundação realiza essa atividade com o intuito de trabalhar pelo patrimônio, prezando pela cultura da cidade de Ouro Preto e promovendo a união de um povo com um mesmo propósito.

A confecção dos tapetes acontece a partir das 14h, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada no Largo do Rosário, em Ouro Preto; por onde passa, as 20h, a procissão com presença das Ordens Terceiras e Irmandades de Ouro Preto, conduzindo a imagem de Nossa Senhora do Rosário e os estandartes lembrando os santos comemorados no mês de outubro.


Sobre os Tapetes Devocionais

A tradição de adornar as ruas para passagem de cortejos se perde no tempo e pode ser relacionada à entrada de Cristo em Jerusalém, quando a população cobre as ruas com ramos para a sua passagem. Em Ouro Preto, a confecção de tapetes devocionais remete à reinauguração da matriz do Pilar, no ano de 1733. A festividade, que ficou conhecida como Triunfo Eucarístico, foi  incorporada e aplicada durante as liturgias das Semanas Santas e de outros eventos religiosos com o passar dos anos.

A arte de fazer tapetes é uma expressão coletiva onde as serragens dão formas aos desenhos que simbolizam a fé dos homens. A FAOP é uma incentivadora da tradição de ornamentação das ruas com os tapetes devocionais, promovendo ações para a preservação da tradição. Para isso, a Fundação oferece palestras, cursos e oficinas abertas a toda a comunidade ouro-pretana e demais interessados, também incentivando a difusão e valorização da tradição nos mais diversos espaços com o programa Tapete+Arte, que leva os tapetes devocionais para outros espaços como galerias, museus, espaços urbanos e outras cidades do país e do mundo, como aconteceu na França em 2012.

02/10/2015