FAOP convida para confecção dos Tapetes Devocionais

Foto Flávia Tropia

Foto Luiza Magalhães

Foto Luiza Magalhães

Entre a noite do sábado de aleluia e a manhã do domingo de Páscoa, dezenas de pessoas enfeitam as ruas com serragem e fé. Patrimônio imaterial de Ouro Preto, os tapetes devocionais encantam moradores e turistas que passam pelo trajeto da procissão da ressurreição, fazendo um resgate da chegada de Jesus à Jerusalém e marcando os 284 anos da reinauguração da Basílica de Nossa Senhora do Pilar, conhecido como Triunfo Eucarístico.

A arte de fazer tapetes é uma manifestação coletiva da iconografia Cristã onde serragens, ciprestes, farinha de trigo, pó de café, palha de arroz, couro, cal e outros elementos característicos do local dão formas aos desenhos que simbolizam a fé dos cristãos. A FAOP desde sua criação promove ações para a preservação e resgate da tradição, divulgando e valorizando a arte nos mais diversos espaços com o programa Tapete+Arte, que leva os tapetes devocionais para galerias, museus, espaços urbanos e outras cidades do país e do mundo.

A confecção acontece a partir das 21h do dia 15 de abril, após o fechamento das ruas pela Guarda Municipal. O trajeto se inicia na Igreja São Francisco de Assis, Largo do Coimbra, Rua Cláudio Manoel (Ouvidor), Praça Tiradentes, Rua Conde de Bobadela (Direita), Praça Reinaldo Alves de Brito (Largo do Cinema), Rua São José, Praça Silviano Brandão, Rua Getúlio Vargas, Largo do Rosário e Igreja Nossa Senhora do Rosário.

A Prefeitura irá disponibilizar mais de 8 caminhões de serragem tingidas com anilina, mas cada voluntário tem a liberdade de levar seus pigmentos. Fica livre também aos participantes levarem moldes, formas e criatividade para a confecção dos tapetes.

Tapete Devocional na Semana Santa

Data: 15 de abril - A partir das 21 horas