FAOP entrega obras restauradas em Senador Firmino

Quatro obras pertencentes ao acervo do Santuário de Nossa Senhora da Conceição da cidade de Senador Firmino, em Minas Gerais, foram restauradas como material didático do estágio curricular pelos alunos do Curso Técnico de Conservação e Restauro da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP. O processo foi orientado pelo professor Sílvio Luiz e teve duração de 18 meses; as telas finalizadas foram entregues ao Santuário na última terça-feira, dia 26 de julho de 2016.

As obras, que ficam expostas na nave da Igreja, são Santa Teresa de Ávila, São Pedro, São Paulo e São Francisco Sales, têm autoria desconhecida e foram produzidas por volta do séc. XIX. Segundo o Padre Luciano da Silva Robert, pároco do Santuário, é uma alegria muito grande receber as obras restauradas, porque são parte importante do patrimônio religioso paroquial da cidade.

Outras duas telas que também fazem parte do acervo, Sant’Ana e Padre Jacinto Teófilo Trombert, além de oito gravuras da Paixão de Cristo, passarão pelo processo de restauração do Núcleo de Conservação e Restauro da FAOP. A tela de Padre Jacinto Teófilo Trombert tem grande valor por retratar o principal responsável pela construção do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, tendo realizado isso no passado por meio de doações.

O processo de restauração dos acervos comunitários integram o estágio curricular que está inserido nas práticas de ateliês no Curso Técnico de Conservação e Restauro da FAOP. Para concluir o curso, o aluno realiza estágio nas três áreas de atuação - papel, escultura policromada e pintura de cavalete – que se encerra mediante relatório final. Essa estratégia de ensino-aprendizagem garante aos alunos uma formação consistente, com segurança para atuação no mercado de trabalho e, às comunidades guardiãs, garante o tratamento necessário e adequado aos seus acervos, propiciando longevidade à preservação dos bens.


Sobre o Curso Técnico em Conservação e Restauro

O Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP teve início com o restaurador Jair Afonso Inácio na década de 1970. Considerado a primeira experiência na formação de profissionais de forma regular no Brasil, é referência internacional no processo de restauração de bens culturais móveis nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete.

29/07/2016