FAOP entrega quadro restaurado no distrito de Rodrigo Silva

  • Foto | Filipe Barboza

    Foto | Filipe Barboza

  • Foto: Filipe Barboza

    Foto: Filipe Barboza

  • Foto: Filipe Barboza

    Foto: Filipe Barboza

Por Filipe Barboza


A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP realizou, na quarta-feira (29/05), a entrega de um quadro pertencente à Paróquia de Santo Antônio, no distrito de Rodrigo Silva (18 km da sede de Ouro Preto). A obra, que apresentava problemas como oxidações, perfurações, rasgos e sujeiras, foi totalmente restaurada por alunos do Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP, sob supervisão do professor Sílvio Luiz Rocha.

O processo de restauração dos acervos comunitários integram o estágio curricular que está inserido nas práticas dos ateliês do Curso. No ato da entrega, a coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauração da FAOP, Ana Paula Mendes, e a técnica em Restauro, Roberta Silva, explicaram a importância dessa estratégia de ensino, que proporciona uma formação consistente dos alunos ao mesmo tempo em que garante a recuperação e a preservação de bens das comunidades da região.

A dona de casa, Ângela de Morais, recebeu com entusiasmo o quadro. "Quando a pintura estava sendo restaurada, tivemos a oportunidade de visitar a FAOP e ficamos encantados com os trabalhos realizados pelos alunos e professores. A gente só tem que agradecer a todos, porque este trabalho está sendo muito bom para o nosso distrito", ressalta a moradora. Para o segundo semestre desse ano, está prevista a entrega de mais seis esculturas à Igreja de Santo Antônio. 


Sobre o Curso Técnico em Conservação e Restauro

O Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP é considerado a primeira experiência na formação de profissionais de forma regular no Brasil e é referência internacional no processo de restauração de bens culturais móveis nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete. Reconhecido pelo Ministério da Educação | MEC, o Curso tem duração de dois anos e meio e é dividido em cinco módulos. Outras informações pelo e-mail coordenacaorestauracao@faop.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3551-2014. 


Fotos | Filipe Barboza 

 


30/05/2019