FAOP entrega tela e gravuras em Senador Firmino | MG

    A Arquidiocese de Mariana recebe nesta sexta-feira (17/03), uma pintura a óleo sobre a tela de algodão restaurada pelos alunos da XXXIV turma do curso técnico em Conservação e Restauro orientados pelo professor Sílvio Luiz Oliveira, da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP.

    A pintura neoclássica, de autoria desconhecida, possuía alguns danos, como rasgos, buracos causados por insetos, ondulações na tela, sujeira, verniz oxidado, ressecamentos do suporte, manchas de tinta azul no verso da tela e respingos de tinta branca, que foram restaurados pela equipe da FAOP em um processo que durou aproximadamente um ano. A obra, que possui 2,45m por 1,50m, representa São Vicente de Paulo e voltará a ser exposta na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Turvo, em Senador Firmino | MG.

    Vicente de Paulo (1581-1660), nascido em Pouy, na França, foi ordenado sacerdote aos 19 anos. Reconhecido por realizar uma grande quantidade de obras filantrópicas, foi o criador das Damas de Caridade, atualmente conhecida como Associação Internacional de Caridades, o que acabou tornando-o conhecido como padroeiro das Obras de Caridade. Em 1773, o Papa Clamente XII canonizou São Vicente de Paulo.

    Além da tela, outras oito gravuras também serão entregues. O samaritano piedoso, Verdadeiro Retrato da Imagem do Senhor Bom Jesus de Tremembé,Via Crucis – “Jesus encontra sua mãe”, Via Crucis – “Jesus cai pela primeira vez”, Via Crucis – “Verônica oferece o sudário”, Via Crucis – “Jesus pregado na cruz”, Via Crucis – “Simão ajuda Jesus a carregar a cruz” e Via Crucis – “Jesus morre na cruz”, são os nomes das gravuras que serão entregues na cidade da Zona da Mata.

    De acordo com a estudante Priscila Bonardi Oliveira, o trabalho “foi um desafio que exigiu muito cuidado e paciência, o qual foi realizado de forma didática e minuciosa”.

RESTAURO

    O Curso Técnico em Conservação e Restauro da Fundação de Arte de Ouro Preto é referência internacional em restauro de bens culturais, como papéis, esculturas policromadas e pintura de cavalete. O Laboratório de Prestação de Serviços em Conservação e Restauro, atende demandas de Minas Gerais e outros estados.

    O curso, que tem duração de dois anos e meio, é dividido em cinco módulos.


Serviço: Entrega de tela de São Vicente de Paulo e gravuras

Abertura: 17 de março

Público: Comunidade e turistas

Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição do Turvo

16/03/2017