FAOP lança mostra virtual com produções dos alunos do Núcleo de Arte

  • Foto | Filipe Barboza

    Foto | Filipe Barboza

  • Foto | Filipe Barboza

    Foto | Filipe Barboza

Texto por Filipe Barboza


Em comemoração ao Dia do Artista Plástico, comemorado em 8 de maio, a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP tem lançado em suas redes sociais, conteúdos da mostra final dos alunos do Núcleo de Arte. A exposição, que será experimentada nesse momento apenas virtualmente, reúne trabalhos realizados ao longo do ano de 2019, por crianças, jovens e adultos, nas áreas de desenho, pintura, cerâmica, monotipia e xilogravura, gravura em metal, além de estamparia, papel e tecido marmorizados e encadernação.

A coordenadora do Núcleo de Arte da FAOP, Rachel Falcão, destaca que “essa mostra ilustra alguns dos possíveis percursos que podem ser seguidos por quem tenha interesse em conhecer e se aprofundar no universo das artes plásticas, a partir do que é oferecido pelo Núcleo. Os cursos podem ser vivenciados de maneira avulsa ou em conjunto, por meio do Programa de Formação em Arte, em que os conteúdos são cursados simultaneamente e de maneira entrelaçada”.

A presidente da FAOP, Julia Mitraud, ressalta que “a mostra estava prevista para acontecer na Galeria de Arte Nello Nuno, mas com o isolamento social, teve que ser adiada. No entanto, nós avaliamos que precisávamos nos reinventar, encontrar alternativas de nos fazer chegar até as pessoas. Então, decidimos usar plataformas que têm feito parte do nosso cotidiano, como as redes sociais, para expor essas produções artísticas”.

Participam da exposição: Adê Rabelo, Ana Fátima Carvalho, Ana Viana, Ana Lu Kattah, André Perdigão, Antônio de Araújo, Luciane Trevisan, Luiza Vitareli, Bárbara Alves, Bianca Pierantoni, Caio Gonzaga, Carolina Lemos Carraro, César Teixeira, Cida Proti, Cláudio Zarco, Dani Anjos, Eden Perella, Emiliana Marquetti, Ericfran Bitencourt, Florence Jousse, Gilda Nogueira, Gustavo Azevedo, Jady Souza, Jair Carvalho, Jãn Jobim, Júlia Menezes, Júlia Mercedes, Letícia Araújo, Lidiane Bernarda, Liliana Ruiz, Luana Helena, Luana Vaz, Lucas Nonato, Marcelo Nascimento, Maria Clara Inácio, Maria do Carmo Rocha, Maria Teresa Oliveira, Max Gomes, Nicoly Fogaça, Pablo Miguel, Paula Alves, Pollyanna de Assis, Ricardo Peloso, Ronaldo Cesário, Rosemeire Bezerra, Tatiana Freire, Thaís Lino, Vera Lúcia de Castro, Yadine Oliveira.

Os trabalhos foram produzidos nos cursos: Ateliê de Desenho, Pintura e Objeto, da professora Rachel Falcão; Ateliê de Gravura e Monotipia e Xilogravura, da professora Ana Fátima Carvalho; Cerâmica I: Técnicas Básicas e Cerâmca II: Modelagem e Acabamentos, do professor Azor Borges; Cerâmica para Crianças e Cerâmica para Jovens, das professoras Andreia Miranda e Janaína Evangelista; Desenho I: Observação e Técnicas de Expressão e Desenho II: Criação, Composição e Cor, do professor César Teixeira; Gravura em Metal I e Gravura em Metal II, da professora Gabriela Rangel; Oficina de Estamparia, das professoras Ana Fátima Carvalho e Ednara de Moraes; Papel e Tecido Marmorizados e Introdução à Encadernação, da professora Ednara de Moraes; Pintura a Óleo, da professora Poliana Reis; e Pintura: Processos Criativos, do professor Antônio de Araújo.

A equipe de montagem foi composta por Rachel Falcão, Ana Fátima Carvalho, Gilson Passos e Marcelo Gomes.

Quer conhecer todas essas produções artísticas? Siga a FAOP no Facebook, Instagram e Twitter.

14/05/2020