FAOP no Circuito Liberdade

Os belo-horizontinos e visitantes já podem apreciar em vários espaços culturais do Circuito Liberdade a exposição de parte do acervo de presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). A iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo tem como objetivo valorizar e ampliar o conhecimento acerca dos presépios, tão tradicionais em Minas. Para a exposição de 2020, foram selecionados 20 obras premiadas em anos distintos. Elas estarão expostas na sede do IEPHA-MG, Palácio das Artes, Centro de Arte Popular Cemig, Museu Mineiro, Escola de Design da UEMG, CCBB, Centro Cultural Minas Tênis Clube e Casa Fiat de Cultura até o dia 06 de janeiro de 2021.

Realizados a partir de diversas técnicas e suportes materiais, os presépios são de autoria de artistas populares, autodidatas, artesãos e presepeiros apaixonados pela tradição em montar presépios. Vale destacar os presépios esculpidos em madeira de autoria de José Ciriaco de Jesus, artista popular nascido em Ouro Preto, e de escultor Arthur Pereira, que nasceu em Cachoeira do Brumado/Mariana, conhecido nacionalmente por suas obras esculpidas em madeira. Da mesma região, ressaltamos os presépios esculpidos em pedra-sabão de Moacir Gerônimo Rodrigues.

Quem for visitar os espaços culturais poderá, além de apreciar os presépios, acompanhar o projeto Luzes da Liberdade e a programação cultural do Circuito. Os horários de visitação dos presépios vária de acordo com o funcionamento de cada espaço.


11/12/2020