FAOP oferecerá aula inaugural sobre "Conservação e Restauração de Adornos Indígenas" na próxima segunda

A aula, que será aberta ao público e dará início a disciplina ministrada pela professora Janaína Evangelista, vai contar com a participação especial de Ana Carolina Delgado


Na próxima segunda-feira, 10/05, às 18:30h, a disciplina "Noções Básicas de Conservação da Arte Contemporânea" será inaugurada com uma aula especial, que tem por tema a "Conservação e Restauração de Adornos Indígenas Brasileiros". A disciplina integra o Curso Técnico em Conservação e Restauro da Fundação de Arte de Ouro Preto|FAOP, e será ministrada pela professora e restauradora Janaína Evangelista. O encontro aberto ao público, via google meet, discutirá a “conservação, preservação e restauração de adornos Indígenas” e será apresentado em parceria com a Conservadora e também Restauradora Ana Carolina Delgado, que trabalha desde 2008 no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP. O museu possui um dos maiores acervos de artefatos arqueológicos e etnográficos do Brasil, composto por mais de 150.000 peças.

Ana Carolina, que também é Bacharel e Mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Conservação de Materiais Arqueológicos pelo Instituto de Conservação Yachaywasi de Lima, no Peru, tem seus trabalhos e estudos dedicados à colaboração interdisciplinar, às participações indígenas e ao trabalho colaborativo com criadores ou descendentes de criadores de coleções indígenas no Brasil. A especialista foi curadora da grande exposição coletiva “Adornos do Brasil Indígena: resistências contemporâneas” no MAE, e vai compartilhar mais sobre essa experiência durante o encontro.

A conversa também vai abordar os bastidores da exposição “Adornos do Brasil Indígena”, onde parte do acervo saiu do Museu e foi exposta no Sesc Pinheiros. “Eu conheci este trabalho através das redes sociais e achei um trabalho incrível. É muito importante o manuseio correto dos acervos, assim como o acondicionamento e o transporte, afirma a professora Janaína. Ela explica que este é um fator essencial para preservação e conservação dos objetos, e que este cuidado deve acontecer nos mais diversos acervos. 

Além disso, a restauradora também discorrerá sobre o processo de restauração de uma máscara indígena e discutirá outros aspectos da conservação e preservação da Arte Indígena, em conjunto com a Janaína, que além de professora, é técnica em restauração e especialista em Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Janaína conheceu  Ana Carolina no ano passado, quando participou do curso “Estratégias de Conservação da Arte Contemporânea" do Instituto de Conservação e Restauro Pachamama, Instituto do qual Ana Carolina é fundadora. 

A professora acredita que esta será uma excelente oportunidade para reafirmar a importância da conservação da história e cultura dos povos indígenas e, ao mesmo tempo, proporcionar o conhecimento de uma área distinta das principais áreas de atuação abordadas na FAOP. “Na FAOP nosso estudo é principalmente dedicado às obras e suportes tradicionais da arte, mais especificamente trabalhamos com pintura de cavalete, escultura de madeira policromada e diversos tipos de suportes em papel. Então acredito que para os alunos e professores vai ser muito enriquecedora essa nova experiência, já que trata-se da arte produzida pelos povos originários do Brasil”, destaca Janaína.


Serviço

Nome da ação: Aula Inaugural online “Conservação e Restauração de Adornos Indígenas"

Realização: Fundação de Arte de Ouro Preto e Curso Técnico em Conservação e Restauro 

Data: 10/05/2021(segunda-feira)

Horário: 18h30

Link da live: meet.google.com/txj-ybfu-avr

Site: http://www.faop.mg.gov.br/

Para mais informações: assessoriadecomunicacao@faop.mg.gov.br


05/05/2021