FAOP promove ações artísticas e culturais em Miguel Burnier

De fevereiro a dezembro de 2016, o distrito da cidade de Ouro Preto | MG, Miguel Burnier, recebe o Comunidade+Arte com ações arquitetônicas, didáticas e culturais. O programa é promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP com patrocínio da Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Entre as atividades oferecidas, estão as oficinas de pigmentação, pintura de casas e aulas de dança e capoeira para crianças e jovens.

A recuperação visual de moradias e áreas urbanas intensifica o bem-estar social e resgata a vitalidade cultural do distrito, gerando maior aproximação da FAOP com a comunidade e entre os próprios moradores. Já as aulas de dança e capoeira partiram de uma demanda da própria comunidade, que vivenciou o programa no último ano e teve interesse em dar continuidade aos aprendizados. Como atividade extraclasse, as aulas aproximam a cultura local de outras manifestações artísticas do país, que são apresentadas aos alunos em um trabalho coletivo com foco na arte e no processo de ensino/aprendizagem entre os professores Fernanda Bacha (dança) e Luiz Rafael Silva (capoeira) com os alunos.

Até o fim do ano, 10 casas passarão por uma reformulação estética com pintura das moradias, coordenada pelas professoras Ana Célia Teixeira e Rachel Falcão. Para isso, é feito um levantamento onde os moradores, em parceria com a equipe da Fundação, fazem as escolhas de cores para o processo de pintura.

Tintas artesanais são produzidas no próprio distrito à base de cal e pigmentos naturais, como o da terra. Anteriormente ao início da pintura das casas, a pigmentação e a fabricação da tinta utilizada foram tema de oficinas ministradas aos moradores, onde puderam fortalecer o contato com a arte. A Oficina de pigmento foi proposta como capacitação dos moradores, fazendo com que eles percebam a importância de estarem inseridos na manutenção do próprio distrito e saberem usar os recursos naturais que o local oferece como ferramentas para a continuidade dos trabalhos apresentados pela FAOP.

Comunidade+Arte

Em Miguel Burnier, o programa teve início em 2013 e ampliou as ações destinadas às escolas em 2014. Atualmente, os alunos de 1º a 9º ano participam de aulas semanais e gratuitas de dança e capoeira todas quartas-feiras, onde desenvolvem suas capacidades físicas e a exploração artística de seus corpos.

O Comunidade+Arte é uma iniciativa que fortalece a identidade cultural das comunidades por meio de cursos e ações voltadas às crianças, jovens e adultos. Os trabalhos reúnem arte, patrimônio local e memória coletiva para disponibilizar o acesso ao conhecimento e ao fazer artístico. As atividades favorecem a construção do sentimento de pertencimento e contribuem na apropriação dos bens culturais.

09/06/2016