Festival de Inverno apresenta: Um olhar sobre a Cultura Popular

Nesta edição do Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana | Fórum das Artes 2017, a exposição coletiva Um Olhar Sobre a Cultura Popular integra a programação trazendo vários artistas ouro-pretanos em sua forma particular de ver a cultura popular. Com trabalhos que abrangem as mais diversas técnicas, cerca de 22 nomes integram a mostra que promete ser enriquecedora.

A variedade de trabalhos mescla estilos e objetos variados dentro do mesmo espaço. Quem for à exposição encontrará colagens com papel e tecido,pinturas com tinta acrílica, esculturas e muito mais. Todas elas refletindo um pouco da visão de cada artista sobre o conjunto de elementos que compõem o que chamamos de cultura popular.

Esse termo designa o encontro de vários elementos culturais dentro de uma determinada sociedade. A cultura popular diz respeito às práticas, hábitos, crenças, valores e artefatos que nascem e perpetuam na experiência de um determinado povo. Ela simboliza o resultado de uma construção coletiva na qual as várias maneiras de observar o mundo se integram em um caleidoscópio de referências sociais.

A exposição acontece em uma data importante. Este ano comemora-se 150 anos do maior bloco de carnaval de Ouro Preto, o Zé Pereira dos Lacaios. Trazido para a cidade na segunda metade do século XIX, o bloco é lembrado pelos bonecos gigantes e o figurino composto por fraques cartolas. Seu aniversário simboliza a conservação de um dos mais antigos ícones de prática cultural popular da cidade, resistindo ao tempo e contribuindo com o resguardo da história.

Um olhar sobre a Cultura Popular faz parte da curadoria de artes visuais do Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana | Fórum das Artes 2017, que este ano comemora 50 anos.

Exposição: Um olhar sobre a cultura popular

Abertura: 8 de julho - 10h

Visitação: 8 a 23 de julho

Horário de Funcionamento:Terça a Sábado das 10h às 17h; Domingo e Feriados das 10h às 15h

Público: Comunidade e Turistas - Entrada Franca

Local: Casa dos Contos | Rua São José, 12, Centro, Ouro Preto | MG

06/07/2017