Formatura dos alunos do Programa ARO II da FAOP

Finalizando 2017 com muita arte, educação e criatividade, a Fundação de Arte de Ouro Preto| FAOP comemora a formatura dos alunos do Programa ARO | Formação em Artes, Restauro e Ofício, na última sexta-feira (1/12), com uma solenidade em que foi apresentado um concerto e uma peça teatral. Tudo promovido pelos alunos a partir do conteúdo das aulas. A celebração aconteceu com a presença da presidente da FAOP, Júlia Mitraud, da Diretora da Escola de Arte, Gabriela Rangel, e do corpo docente do ARO.

De forma extra-turno e destinado aos adolescentes entre 14 e 18 anos, o Programa tem como foco o desenvolvimento de saberes amplos e a transmissão de técnicas em artes plásticas e visuais. O cronograma do projeto tem duração de oito meses, divididos em dois semestres (ARO I e ARO II) nos quais são ministradas aulas cujos resultados tornam-se exposições, como a EhNóis!, e até mesmo intervenções na cidade, como no caso dos Tapetes Devocionais, tradição popular em Ouro Preto em celebrações religiosas.

Encadernação e Cartonagem; Cerâmica; Música; Teatro; Mosaico de Vidro; Desenho; Processos Criativos - monotipia, xilogravura e aplicação de bordado - fazem parte da grade curricular. A estrutura do Programa busca estimular o lado lúdico por meio de ofícios artísticos, conforme destaca o professor de Encadernação e Cartonagem, Thales Gayean, "são ofícios um tanto antigos, que sobrevivem à modernização e às novas tecnologias, e sempre se prestam ao lúdico, ao artístico, ao decorativo e até mesmo ao simplesmente utilitário".

As aulas de Ética e Cidadania realizam rodas de conversas com a temática “memória, patrimônio e pertencimento”. Nelas, os jovens apresentam suas impressões e perspectivas pessoais de forma a aproximar o debate das vivências cotidianas. São usados recursos áudio visuais com a intenção de que os estudantes dialoguem com o espaço, reconhecendo sua história. Despertar essa sensibilidade nos alunos sobre a importância da preservação, conservação e restauração patrimonial acontece também nas aulas de Auxiliar de Conservação de Bens Culturais.

Objetivo do Programa ARO

Desde 2007, o Programa ARO | Arte, Restauro e Ofícios oferta, de forma extra curricular, cursos e oficinas que visam contribuir na formação dos jovens profissional, pessoal e eticamente. Os estudantes têm a possibilidade de entrar em contato com vários segmentos artísticos e aprender ofícios que podem ajudá-los com uma visão de futuro mais ampla.

Nesse sentido, o programa faz parte da atenção que a Fundação de Arte de Ouro Preto |FAOP, em seus quase 49 anos de existência, destina ao valor que a arte tem na sociedade enquanto educação humanitária.

Exposição EhNóis!

No dia 15 de dezembro, às 14h, os alunos do ARO realizam a abertura da exposição EhNóis! na Galeria de Arte Nello Nuno, em Ouro Preto/MG, aonde pinturas, cerâmicas, mosaicos e outros trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo ficarão disponíveis para visitação. O encerramento está previsto para o dia 21 de dezembro, quinta-feira.

A Exposição EhNóis! do ARO é patrocinada pela CEMIG por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e fica aberta à visitação das 14h às 17h, na Casa do Rosário, localizada na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, em Ouro Preto/MG.

04/12/2017