Galeria de Arte Nello Nuno recebe duas exposições sobre bordado

Por Filipe Barboza


A Galeria de Arte Nello Nuno recebe, a partir de 11 de junho, com abertura às 15h, duas exposições apresentadas por alunas e ex-alunas do curso de bordado do Núcleo de Arte da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP: o trabalho individual "Me Fazendo Caminho", de Conceição Romualdo; e a produção coletiva "Bordado: Criação e Arte", das turmas de 2014 a 2018. Com curadoria das artistas plásticas e professoras, Ana Célia Teixeira e Rachel Falcão, as obras revelam a possibilidade de desenvolvimento do bordado enquanto linguagem artística, para além do domínio técnico.

A exposição individual faz parte da série "A Menina do Cabelo de Flores", alter ego de Conceição Romualdo, que narra com linhas e agulhas, lembranças de um tempo vivido com muitas alegrias, mas também com importantes perdas. Rachel Falcão explica que "conversando com ela sobre suas últimas produções – quase uma centena de bordados em torno da menina que traz na cabeça um jardim, ao mesmo tempo em que sempre buscou fazer do mundo seu quintal – lhe perguntei: E esse aqui, Conceição? Me fala desse bordado bonito, de linhas fluidas, em que tudo é começo, meio e fim ao mesmo tempo.... Ao que ela me respondeu: Aqui sou eu, me fazendo caminho. São, portanto, não apenas caminhos abertos, vividos e trilhados que apresentamos, mas vidas alinhavadas pelo bordado e que, por meio dele, buscam uma plenitude do existir", comenta.

Com quatro grandes painéis, os trabalhos coletivos "Bordado: Criação e Arte" tratam de temáticas variadas, como a Estrada Real, os pássaros brasileiros, além dos artistas Guignard e Nello Nuno. Ana Célia Teixeira ressalta o processo de construção dessas obras. "As ideias brotam e a cada ano surge um novo painel. Agora vamos expor as quatro últimas produções do curso de bordado da FAOP. Um resultado que revela a beleza da coletividade, em que cada ideia se junta em um todo no final", afirma.

A Galeria de Arte Nello Nuno fica localizada na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, em Ouro Preto. As duas exposições ficam abertas ao público até 30 de junho, e o horário de visitação é de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h; e sábado e domingo, de 13h às 18h. A entrada é gratuita.

 

Serviço:

Exposição individual de Conceição Romualdo

 “Me Fazendo Caminho”


Exposição coletiva do curso Bordado: Criação e Arte, do Núcleo de Arte da FAOP, turmas de 2014 a 2018

“Bordado: Criação e Arte”


Curadoria: Ana Célia Teixeira e Rachel Falcão

Abertura: 11 de junho de 2019, às 15h

Local: Galeria de Arte Nello Nuno

Período de exposição: 11 a 30 de junho de 2019

Horário de visitação: segunda a sexta-feira, de 9h às 18h. Sábado e domingo, de 13h  às 18h

Realização: Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP

 

 

05/06/2019