Inscrições abertas para o processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP torna público o edital 01/2015 para o processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro para o segundo semestre de 2015.

São oferecidas 40 vagas, sendo 20 para o período da manhã e 20 à noite. As vagas são isentas de mensalidades e preenchidas de acordo com a classificação e matrículas.

Com a finalidade de formar profissionais técnicos, nível médio, capacitados para analisar, diagnosticar e intervir em bens culturais móveis nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete. O futuro profissional atua em museus, fundações, órgãos de preservação, bibliotecas, arquivos, ateliês, obras de restauração, entre outras atividades relacionadas com a preservação do patrimônio cultural.

Reconhecido pelo Ministério da Educação | MEC, o cursopossui estrutura sólida e conta com ateliês equipados e um qualificado corpo docente. O processo de ensino-aprendizagem alia a fundamentação teórica e o trabalho prático para a formação completa dos discentes.

O exame de seleção se realizará por meio de questões objetivas de língua portuguesa, química e pela elaboração de uma redação dissertativa, que são conhecimentos básicos necessários para ingressar no curso. Para se inscrever, os interessados devem ter concluído ou estar cursando a partir do 2° ano do ensino médio.

As inscrições para o processo seletivo, no valor de R$60,00, acontecem pelo site da FAOP- www.faop.mg.gov.br - de 28 de maio a 23 de junho. As provas serão realizadas no dia 27 de junho, sábado, das 9h às 12h em local a ser informado até o dia 24 de junho.

Sobre o Curso Técnico em Conservação e Restauro

O Curso Técnico em Conservação e Restauro é nacionalmente reconhecido e aprovado pelo MEC desde 2002.

O Curso Técnico em Conservação e Restauro é destinado àqueles que já concluíram ou estão cursando o ensino médio a partir do 2º ano, e o ingresso é feito através de processo seletivo.

O Curso Técnico de Conservação e Restauro é estruturado de forma a oferecer ao futuro profissional a base teórico-científica e a qualificação técnica necessária para intervenções de restauro, conscientes e adequadas, em acervos de papel, escultura policromada e pintura de cavalete.

Tem sua grade curricular distribuída em quatro módulos semestrais, com carga horária total de 1552 horas, incluindo o estágio curricular.

O processo ensino-aprendizagem é conduzido de modo a aliar a fundamentação conceitual à vivência prática. Nos dois primeiros módulos, a carga horária teórica é intensa, fornecendo a formação conceitual. O aluno tem sempre diante de si situações, inicialmente simuladas e, posteriormente, com acervos reais comunitários; todo o processo é orientado pelos professores de ateliê que contam com a parceria de toda a equipe técnica e pedagógica do Núcleo.

As atividades de restauração dos acervos comunitários integram o estágio curricular que está inserido nas práticas de ateliês: para concluir o curso, o aluno realiza estágio nas três áreas de atuação - papel, escultura policromada e pintura de cavalete – que se encerra mediante relatório final. Esta estratégia de ensino-aprendizagem garante aos alunos uma formação consistente, com segurança para atuação no mercado de trabalho e, às comunidades guardiãs, o tratamento necessário e adequado aos seus acervos, propiciando longevidade à preservação dos bens.

01/06/2015