Maria do Céu Santiago é um dos símbolos da potência artística de Paracatu

Aos 77 anos, Maria do Céu Santiago é uma artista plástica paracatuense que exala sensibilidade por meio de suas obras, frequentemente inspiradas na figura feminina. Seu pai era proprietário da Casa Santiago, uma mercearia tradicional da cidade, e sua mãe, uma doceira muito talentosa.


“Fui descobrindo possibilidades maravilhosas de expressar o que me impressionava. Figuras, flores, frutos, anjos, em guaches, aquarelas e bicos de pena. Óleos me encantavam e conduziam à criação”, afirma.


Na busca de se aperfeiçoar, Maria do Céu se mudou para Belo Horizonte. Seu destino foi a tradicional Escola Guignard, que já formou outros expoentes das artes. Ali, fez cursos de desenho, cerâmica, pintura, xilogravura, litografia, modelagem e história da arte, na década de 1960. Algumas de suas maiores referências nas artes, vêm desse período na escola, onde estudou com grandes professoras e professores, como: Sarah Ávila, Chanina, Yara Tupinambá, Ildeu Moreira, entre outros.


Suas obras, definidas por ela como “Figurativa lírica com tendência ao abstracionismo e ênfase na figura humana feminina” já viajaram o país. Passaram por estados como Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal, além, é claro, por Minas Gerais.


A artista, de síntese universal, reside atualmente em sua terra natal, a inspiradora Paracatu. “Sou parte dessa história. Cresci indo à igreja vivendo valores tão especiais. Talvez anjos, janelas, casarões antigos e a sacralidade dos temas sejam reflexos desse admirável imaginário cultural”, revela a artista, sobre como a rica história da cidade a influencia.


Para Maria do Céu, os artistas de Paracatu são os responsáveis por tornar a cidade sempre contemporânea e renovada. “São os artistas que promovem as mudanças no mundo. Renovação é movimento…é vida! ”, diz. “Me sinto honrada por fazer parte desse grupo de sonhadores que acreditam na arte e na sua força transformadora, tornando a realidade mais bela e aproximando-nos da verdadeira essência. ”


Conheça mais sobre Paracatu  


A cidade que fica a 506 quilômetros de Belo Horizonte é conhecida por ser um polo de produção de cultura, de tecnologia e de desenvolvimento na região Noroeste do estado. Diversos pontos do município histórico se destacam pelo potencial turístico e cultural. Alguns destaques: culinária, artesanato, bordado e danças tradicionais, como o Reinado e a Caretagem.


Em 2021, a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) inaugurou na cidade sua primeira sede fora de Ouro Preto. A parceria entre a Fundação e o município foi firmada em maio de 2021 e se consolidou no mês seguinte, quando foi inaugurada a unidade em um belo casarão no rico centro histórico da cidade.

15/06/2022