Matrículas Abertas para jovens no programa ARO da FAOP

O Programa ARO | Arte, Restauro e Ofícios, destinado à iniciação artística profissional e ética de jovens entre 14 e 18 anos, abre suas matrículas para o segundo semestre a partir do dia 3, de 8h30 às 12h e de 14h às 17h, com início das aula já no dia 16.

Com duração de 8 meses, divididos em dois semestres, o programa oferece uma oportunidade gratuita para os alunos que procuram uma formação extra-turno, além do horário escolar.

Sobre o Programa

Tem foco no desenvolvimento de saberes amplos e na transmissão de técnicas em artes plásticas e visuais; conservação e restauração; patrimônio; ofícios; entre outras manifestações artísticas que aproximam os jovens de experiências culturais técnicas e dos fazeres coletivos, lidando com o outro e suas mais diferentes formas de expressão.

A formatação do programa possibilita leituras de mundo, trabalhando habilidades críticas, criativas e o entendimento dos processos dinâmicos que permeiam as relações sociais, de forma que os conteúdos estejam integrados ao conjunto de vivências e práticas cotidianas dos jovens.

São divididos dois semestres planejados como ARO I e ARO II. Em cada uma dessas etapas que tem duração de 4 meses, professores oferecem desde aulas de desenho, teatro à cerâmica e cartonagem.

O programa faz parte da atenção que a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, em seus quase 49 anos de existência, destina ao valor que a arte tem na sociedade enquanto educação humanitária. É por isso que o ARO destina-se ao suporte gratuito de jovens em formação. Os alunos matriculados e com frequência no curso recebem vale transporte. alimentação e uniforme.

Nesse sentido, o programa promove a construção de uma visão de futuro mais ampla, já que, por ser destinado a jovens entre 14 e 18 anos, a orientação profissional e a descoberta de aptidões práticas se fazem necessária neste momento.

Essa é uma maneira de estimular a continuidade da educação artística e, eventualmente, caso seja de interesse do aluno, ao início de uma carreira profissional no âmbito das artes.

Aulas

As aulas do ARO acontecem de segunda a quinta-feira, sempre no período da tarde. Cada módulo tem suas disciplinas específicas.

ARO I - Os alunos novatos irão desenvolver atividades diversificadas a partir do tema gerador: “Qual é o Meu Lugar no Mundo?” dando assim início ao seu aprendizado artístico, ao fortalecimento da consciência cidadã e ao crescimento e amadurecimento que contribuem para o para tomada de decisões.  Os alunos inscritos participam dos seguintes cursos:

Teatro – prof. Rafael Carvalho

Música – prof. Marquinho Aniceto

Iniciação Criativa – prof. Fabíola Gonçalves

Cerâmica – prof. Azor Borges

Ética e Cidadania – profs. Fernanda, Isabel e João

Jogos Educativos – profs. Ednara Marlise e Luana Santos

Iniciação Desenho e Cor – prof. Maurizio Manzo

ARO II - Tendo o ARO I como pré-requisito, nesse módulo os alunos optam por uma das áreas: Arte (Mosaico e Desenho), Restauro (Conservação de Bens Culturais) ou Ofícios (Encadernação e Cartonagem), vivenciando atividades específicas dentro do campo escolhido. Os alunos inscritos têm as seguintes matérias:

Processos Criativos e Artesanais (Monotipia e Técnicas Alternativas em Gravura) – prof. Ednara Marlise e Andréia Pereira

Processos Criativos e Artesanais (Vela) – prof. Andréia Pereira

Mosaico – prof. Andréia Pereira

Encadernação – Thales Gayean

Conservação de Bens Culturais – prof. Luana Santos

Teatro – prof. Rafael Carvalho

Música – prof. Marquinho Aniceto

Cerâmica – profs. Azor Borges

Desenho – prof. Antônio de Araújo

Cartonagem – prof. Thales Gayean

Conservação de Bens Culturais – prof. Lúcia Brandão

As aulas do programa ocorrem sempre de segunda à quinta-feira no período da tarde.

Matrículas

As inscrições acontecem a partir do dia 3 de agosto, de 8h30 às 12h e de 14h às 17h, diretamente no Núcleo de Ofícios, localizado na Rua Dom Helvécio, 428, bairro Cabeças – Ouro Preto | MG.

Para se inscrever no processo seletivo é necessário apresentar os seguintes documentos originais e uma cópia de xerox:

comprovante de endereço

carteira de identidade ou certidão de nascimento do aluno e do responsável

CPF

Comprovante de matrícula escolar

Identidade do responsável

Cartão Bolsa Família (caso possua)

No ato da matrícula, é necessário estar acompanhado de um responsável maior de 18 anos. O programa é patrocinado pela CEMIG por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Público: jovens de 14 a 18 anos

Matrículas: início dia 3 de agosto, de 8h30 às 12h e de 14h às 17h