Núcleo de Arte da FAOP finaliza semestre com mostra de artes plásticas e visuais

Sendo um centro de promoção de atividades culturais referência na cidade de Ouro Preto e região, o Núcleo de Arte apresenta no dia 15 de dezembro, a partir das 18h30, a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos nos cursos de iniciação e aperfeiçoamento artístico, que oferecem novas experiências técnicas e culturais aos participantes dentro da diversidade vivenciada durante o ano.

A expansão dos conhecimentos é incentivada pelos ateliês de pesquisa, criação e produção artística e atividades de extensão voltadas aos alunos. Além dos cursos oferecidos semestralmente e anualmente, toda a comunidade também pode ter acesso gratuito às atividades do programa Sextas Abertas, em que o Núcleo abre suas portas para receber aqueles que se interessam pela programação cultural e diversificada oferecida mensalmente.

Na Mostra Final do segundo semestre de 2016, os trabalhos expostos foram produzidos ao longo dos cursos por crianças, jovens e adultos matriculados nos programas Ciclo Rotativo, Arte Para Jovens e nas grades curriculares que são montadas pelos próprios alunos adultos de acordo com seus interesses e aptidões. Em cada disciplina que integra esses módulos, foram discutidas temáticas contemporâneas e do âmbito da arte que instigam o interesse pelos processos e produções artísticas, incentivando a criatividade e o olhar crítico do sujeito.

Além da Mostra de Artes Plásticas e Visuais que expõe os processos de criação de cursos como xilogravura, pintura, cerâmica, fotografia, monotipia, cinema e desenho, acontece também no dia 15 uma apresentação das crianças do Ciclo Rotativo às 19h e o Recital de Violão às 19h30. Encerrando a programação, haverá show musical com Daniel Araújo às 20h30. Todos os eventos são sediados no próprio espaço do Núcleo de Arte.

A visitação acontece até o dia 23 de dezembro e a entrada é gratuita. O Núcleo de Arte fica localizado na Praça Antônio Dias, 80, bairro Antônio Dias | Ouro Preto, MG. Mais informações pelo telefone (31) 3551-5052 ou pelo e-mail nucleodearte@faop.mg.gov.br.

Entenda os módulos dos cursos do Núcleo de Arte

O Ciclo Rotativo é destinado à crianças de 6 a 10 anos e é subdividido em quatro conteúdos: Contação e Criação de Histórias, Musicalização, Desenho e Pintura, Cinema. Para jovens de 11 a 16 anos, o Núcleo apresenta o Arte para Jovens I – com Cerâmica e Monotipia e Xilogravura; e o Arte para Jovens II – com Teatro e Desenho e Pintura. Além disso, também são oferecidas aulas de violão, divididas em quatro módulos. Nos cursos de arte para jovens a partir de 16 anos e adultos, cada aluno é responsável pela construção da sua própria grade curricular, explorando suas aptidões e interesses nas diversas áreas artísticas.

12/12/2016