Programa ARO II da FAOP qualifica adolescentes de Ouro Preto e região

Durante o primeiro semestre de 2016, os alunos do ARO II | Programa de Formação em Arte, Restauro e Ofícios - Qualificação e Formação Cidadã desenvolveram competências e habilidades a partir de experiências artísticas, culturais e profissionalizantes proporcionadas pelos conteúdos trabalhados ao longo do processo de aprendizado. A formatura dos alunos da primeira turma desse ano acontece no dia cinco de julho, às 18h, no Auditório Vinicius de Moraes da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP.

Após passar por uma reformulação, o programa ARO II ofereceu disciplinas focadas nas áreas de arte, restauro, ofícios e formação cidadã. As aulas de Violão, Hortas e Jardins, Mosaico e Cerâmica, Encadernação e Cartonagem, Ética e Cidadania, Teatro e Conservação de Bens Culturais qualificam profissionalmente os alunos, reforçam os laços entre eles e promovem uma ampla bagagem de conhecimentos que contribuem para o crescimento pessoal.

O curso é gratuito e voltado para alunos de escolas públicas da região de Ouro Preto, na faixa etária entre 14 e 18 anos. Realizado pelo Núcleo de Ofícios da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA da FAOP, a previsão é de que novas turmas do ARO II sejam abertas em agosto e as matrículas podem ser efetuadas no mês de julho por todos os interessados em participar.

ARO | Programa de Formação em Arte, Restauro e Ofícios

O ARO valoriza o conhecimento prévio do aluno e proporciona a qualificação em artes plásticas e visuais, conservação e restauração, patrimônio, ofícios e manifestações artísticas. Assim, o curso aguça a capacidade de leitura do mundo e aprimora as habilidades críticas e criativas do estudante. O programa é dividido em ARO I, com duração de oito meses para os iniciantes, e ARO II, que atua como uma formação continuada e se estende por quatro meses.

Núcleo de Ofícios

A estrutura do Complexo Barão de Camargos, onde está localizado o Núcleo de Ofícios, é adaptada para receber as oficinas e os cursos destinados ao público jovem e adulto da região. O complexo também acomoda o Laboratório de Restauro, que desempenha consultorias, diagnósticos e projetos de conservação e restauração de bens imóveis. O Núcleo está localizado na Rua Dom Helvécio, 428, Cabeças. Mais informações sobre os cursos pelo telefone (31) 3551-4013 ou nucleodeoficios@faop.mg.gov.br.

30/06/2016