Prorrogadas as inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP

Por Filipe Barboza

Foram prorrogadas, para o dia 12 de agosto, as inscrições do processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP. São oferecidas 36 vagas, sendo 18 para o período da manhã e 18 para o turno da noite, com ingresso no segundo semestre de 2019.

Reconhecido pelo Ministério da Educação | MEC, o Curso é considerado um dos mais tradicionais do Brasil sendo referência internacional no processo de restauração de bens culturais móveis nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete. Com grade curricular distribuída em cinco módulos semestrais, compreendendo aulas teóricas e práticas, o profissional formado estará apto para atuar em museus, fundações, bibliotecas, arquivos e demais atividades ligadas à preservação e à conservação do patrimônio cultural e artístico.

Com a prorrogação, o sistema de admissão, que ocorre por meio de provas de língua portuguesa, química, informática e aptidão visual e motora, vai passar para o dia 18 de agosto. Para se candidatar, os interessados devem ter concluído ou, no mínimo, estar cursando o 2° ano do ensino médio. A inscrição é online, com taxa de R$ 60,00, e está disponível neste link.

As aulas agora terão início no dia 2 de setembro e vão acontecer de segunda a sábado no Núcleo de Conservação e Restauração, localizado na Rua Irmãos Kennedy, 601, Bairro Cabeças; no Núcleo de Arte, que fica na Praça Antônio Dias, 80, Bairro Antônio Dias; e na Casa do Rosário da FAOP, sediada na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário.

Outras informações pelo telefone (31) 3551-2014 - ramal 234 - ou e-mail nucleoderestauracao@faop.mg.gov.br.

Clique aqui e veja edital completo e a portaria para concessão de bolsas.

Clique aqui e veja a prorrogação do prazo de inscrição e as alterações do cronograma.

Sobre o Curso Técnico em Conservação e Restauro

O Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP teve início com o restaurador Jair Afonso Inácio, na década de 1970. Considerado a primeira experiência na formação de profissionais de forma regular no Brasil, é referência internacional no processo de restauração de bens culturais móveis nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete.

O processo ensino-aprendizagem é conduzido de modo a aliar a fundamentação conceitual à vivência prática. Nos dois primeiros módulos, a carga horária se volta à teoria, fornecendo a formação conceitual. O aluno pratica inicialmente simulações do processo de restauro e, posteriormente, atua com acervos reais comunitários. Todo o processo é orientado pelos professores de ateliê que contam com a parceria da equipe técnica e pedagógica do Núcleo de Conservação e Restauração.

As atividades de restauração dos acervos comunitários integram o estágio curricular que está inserido nas práticas de ateliês. Para concluir o curso, o aluno realiza estágio nas três áreas de atuação - papel, escultura policromada e pintura de cavalete - que se encerra mediante relatório final. Essa estratégia garante aos alunos uma formação consistente, com segurança para atuação no mercado de trabalho, e às comunidades guardiãs o tratamento necessário e adequado aos seus acervos, propiciando longevidade à preservação dos bens.

Prorrogação das inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP

Data: até 12 de agosto de 2019 (até 17h)

Valor da inscrição: R$ 60,00

Link para inscrição: https://forms.gle/gfB9tKFJp7L9C6vs5

Informações: (31) 3551-2014 - ramal 234 - ou nucleoderestauracao@faop.mg.gov.br.

23/07/2019