Reflexão sobre a pandemia: FAOP apresenta a exposição de artes visuais [Re]Fluxo

A Fundação de Arte de Ouro Preto traz ao público, a partir do dia 17 de agosto, a exposição coletiva "[Re]Fluxo". Rachel Falcão e Ana Fátima Carvalho, professoras do Núcleo de Arte da FAOP, e artistas plásticas responsáveis pela curadoria, se inspiraram na seguinte questão: “A que devemos nos conectar ou de que devemos nos desconectar para que a vida volte a fluir?”.


De acordo com as curadoras, essa pergunta guiou o processo de criação desde a primeira versão da exposição, quando alunos, ex-alunos, professores e colaboradores da FAOP se uniram ao projeto “A Roda”, idealizado pelo músico Tuca Costa, para uma ocupação artística da Praça Antônio Dias, em Ouro Preto, no início de julho.


Em sua segunda versão, o evento aumentou o número de artistas convidados e revisou o seu formato para refletir, junto aos visitantes, sobre as complexidades e percepções de se viver num mundo afetado por uma pandemia. 


“Estamos em estado de vulcão e de abismo, revolvendo nossas entranhas, expelindo nossos excessos, sofrendo erupções e abalos sísmicos que nos colocam em risco e à beira de tudo o que pensamos ser, levando-nos a refletir sobre o que ainda não pudemos ser, ou já fomos e não somos mais”, pontua Rachel Falcão sobre o conceito da exposição. 


Com entrada gratuita e seguindo todos os protocolos de segurança, a exposição será aberta na próxima terça-feira (17), às 18h30, na Galeria Nello Nuno. Os 18 artistas convidados vão expor obras de diversos formatos e diferentes linguagens, incluindo desenho, pintura, objeto, instalação, escultura, performance e vídeo, sendo todas as obras relacionadas ao tema em questão.


Serviço:

Exposição coletiva: [Re]Fluxo

Curadoria: Rachel Falcão e Ana Fátima Carvalho

Artistas: Ana Célia Teixeira, Ana Fátima Carvalho, Ângela Poletto, Bárbara Mol, César Teixeira, Cláudio Zarco, Dani Anjos, Dani Mara, Douglas Aparecido, Gabriela Rangel, Gilda Nogueira, Jan Jobim, João Zucco, Luciane Trevisan, Rachel Falcão, Regiane Espírito Santo, Ricardo Macêdo, Rosilene Salomé.

Abertura: 17 de agosto de 2021, às 18h30

Período de exposição: de 17 de agosto a 30 de setembro de 2021

Local: Salas 1 e 2 da Galeria Nello Nuno | FAOP

Rua Getúlio Vargas, 185 – Centro – Ouro Preto/MG

Horário de funcionamento: terça a sexta de 9h às 17h; sábado e domingo de 13h às 17h.

13/08/2021