SEXTAS ABERTAS - edição de Junho

Na última sexta-feira, dia 30 de junho, ocorreu no Núcleo de Arte da FAOP outra edição do SEXTAS ABERTAS, o evento gratuito promovido sempre na última sexta-feira com uma programação artística para todas as idades.

Dessa vez, além das oficinas criativas e das palestras sobre arte, houve também a abertura do espaço para brechó e venda de trabalhos desenvolvidos pelos próprios alunos e convidados. O evento busca sempre abrir sua programação para novas propostas que queiram contribuir para esse dia de arte, diálogo e criatividade.


Pela manhã, a programação ficou destinada, principalmente, ao público infantil, com exceção da aula de Mosaico Mural, ministrada pela professora Rachel Falcão com a qual jovens e adultos continuaram o mosaico de cacos de cerâmica e vidro colorido na parede do Núcleo. Os professores Marquinhos Aniceto e Andreia Miranda ministraram a oficina Construção de instrumentos musicais, na qual os alunos utilizam material descartável para desenvolverem instrumentos musicais próprios. As crianças também puderam desenvolver seus projetos na oficina de Objetos Divertidos, na qual o professor Ricardo Macêdo os ajudou a construir um varal com fotos sobre cartonado, enfeitando um dos muros do casarão. Aconteceu também uma gincana ministrada pelos professores do IFMG José Porfírio e Ana Paula Carvalho. Nela, as crianças não só se divertiram como tiveram uma aula de educação física aproveitando o espaço do Núcleo de Arte.


À tarde a programação continuou diversificada e interessante, principalmente para os jovens e adultos que se interessam por ilustração, dança e movimentos artísticos contemporâneos. A Apresentação e Aula Aberta de Dança do Ventre, coordenada pela professora de dança Ana Regina Pinheiro, reuniu um grupo grande de adultos curiosos em aprender os passos da dançarina. Logo após, o professor e ilustrador Maurizio Manzo deu início à palestra A Ilustração e o Ilustrador, na qual contou sobre sua carreira e processo criativo como ilustrador mostrando alguns dos vários livros em que contribuiu juntamente com as telas originais. Os convidados Custódio Silva, Kátia Roriz, Marcos Carvalho e Rafael Carvalho coordenaram a mostra sobre A Pop-Art. Nela, os participantes puderam conhecer mais sobre a história e as difusões desse movimento artístico responsável por várias imagens carregadas de sentidos dentro do campo estético. E, para finalizar, Ricardo Macêdo e Stefano Azevedo falaram um pouco sobre Fotografia Glitch e Demoscene, duas novas tendências da fotografia digital.


O SEXTAS ABERTAS aceita sugestões para atividades e é aberto para todos os públicos gratuitamente. Compareça ao Núcleo de Arte na última sexta-feira do mês para as experimentar um dia de arte, criatividade e colaboração.


Contato do Núcleo: (31) 3551-5052

Email: coordenacaoarte@faop.mg.gov.br

07/07/2017