Tonil Braz expõem as (Des)essências de objetos cotidianos

“Venho de uma família em que a manipulação com ferro atravessa gerações”, desta forma o artista plástico mineiro Tonil Braz destaca o motivo da predominância do metal em suas criações. Aliando a aptidão em construir coisas, algo que vem desde os seus cinco anos, aos estudos técnicos em Artes e Design na Universidade Federal de Juiz de Fora | UFJF, Tonil cria obras que aliam a dureza típica do material trabalhado com a suavidade e a flexibilidade das artes, da natureza e do ser humano.

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, a partir do dia 17 de março, às 18h, na Rua Getúlio Vargas, 150, Rosário, apresenta a exposição (Des)essências na qual Tonil busca passar uma reflexão, de forma poética, sobre a interferência que objetos usuais têm no dia-a-dia das pessoas.

Os ferros torcidos e dobrados tomam formas que indicam uma conservação da funcionalidade inicial do objeto, como serrotes, foices, pás e afins, mas também ganham uma aparência orgânica, que remetem à natureza e ao ser humano de uma forma inquietante. 

Tonil Braz, que já participou de diversas exposições na região de Juiz de Fora e na Bienal do Sertão, que ocorre simultaneamente nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), afirma ser fortemente influenciado por artistas reconhecidos internacionalmente, como os brasileiros Tunga, Felix Bressan, Cildo Meireles, o português Rui Chafes e dos irmãos construtivistas russos Naum Gabo e Antoine Pevsner. O mineiro salienta a importância de seguir se aprimorando: “Vejo-me em um estudo constante ao pesquisar e exercitar sempre o olhar, procurando coisas em alguns lugares no intuito de enriquecer o meu trabalho. Acho que o estudo em artes nunca acaba, é buraco ao qual não paramos de cavar.”

A exposição fica aberta até 23 de abril, na Galeria de Arte Nello Nuno, de segunda a sexta, de 9h às 18h, sábados e domingos de 13h às 18h. 

Serviço: Exposição (Des)essências

Abertura: 17 de março às 18h

Público: Comunidade e turistas

Visitação: 17 de março a 23 de abril

Local: Rua Getúlio Vargas, nº 185, bairro Rosário, Ouro Preto - MG

Entrada: Franca

13/03/2017