Uma tarde no Sexta Aberta, o evento mensal da FAOP

Ocorreu na última sexta-feira (31) de março mais uma edição do Sextas Abertas, evento cultural da FAOP realizado no Núcleo de Arte localizado no bairro Antônio Dias. Nesse dia, o evento que acontece sempre na última sexta do mês, disponibiliza gratuitamente ao público uma programação diversificada com várias oficinas e mostras das mais diversas expressões artísticas.


A última edição do evento dividiu entre o período da manhã e da tarde as oficinas, deixando o primeiro momento focado no público infantil e o segundo no público jovem-adulto. Ao longo do dia, quem foi ao Núcleo pôde ver trabalhos na forma de desenho, escultura, mosaico de vidro, documentário e etc.


A mistura de linguagens artísticas é um dos objetivos do evento. Colocando expressões culturais diferentes acontecendo simultâneamente, os visitantes podem transitar de um ambiente para o outro e ter uma tarde criativa. “Quanto mais oficinas, quanto mais coisas estiverem ocorrendo simultaneamente, mais interessante”, diz a professora e coordenadora do Núcleo de Arte, Rachel Falcão, que durante a tarde ministrou a oficina de Mosaico Mural. Os participantes puderam passear livremente pelo espaço e observar os trabalhos uns dos outros.


A proposta do Sextas Abertas é abrir o Núcleo às pessoas da região. Muitos habitantes não sabem que o evento ocorre mensalmente ou que propostas de programação podem ser enviadas. Segundo Azor Borges, professor de cerâmica, “o evento é uma boa oportunidade para as pessoas descobrirem a FAOP e experimentar o trabalho com arte, uma prática de autoconhecimento”.


A oficina de Modelagem ministrada por Azor reuniu várias crianças interessadas em fazer esculturas de argila. A professora Rachel ensinou a fazer o Mosaico Mural, usando cacos de vidro e argamassa, os alunos decoraram uma das paredes do Núcleo com os projetos que criaram durante o evento. O encerramento ficou a cargo da exposição de documentário.


00/00/0000