VIII Salão de Arte de Itabirito Regional abre exposição com ganhadores da seleção

Primeiro Lugar

Em sua oitava edição, o Salão de Arte de Itabirito entra, definitivamente, para o circuito das artes visuais de Minas Gerais, quando encerra suas inscrições com 240 portfólios, revelando um panorama da produção contemporânea na Região dos Inconfidentes e da capital mineira, Belo Horizonte. As obras abrangem desde o simples desenho ou gravura até as novas vertentes dos artistas autodidatas e eruditos que atenderam ao convite por meio do edital que foi lançado nos municípios de Itabirito, Ouro Preto e Belo Horizonte, com tema livre e prêmio aquisição do 1º ao 5º lugar. No dia 6 de setembro a abertura ocorre em Ouro Preto, às 19h30, na Galeria de Arte Nello Nuno.

Os trabalhos inscritos e selecionados apresentam uma diversidade de técnicas, linguagens e tendências, o que resultou em um Salão bem representativo da produção artística desses municípios mineiros. A Comissão Julgadora recebeu 950 trabalhos dos quais, criteriosamente, foram selecionados 47 para compor o catálogo. Dentre estes, 12 finalistas concorreram à premiação do 1º ao 5º lugar e os outros 7 ficaram com o titulo de Menção Honrosa.

A cerimônia de premiação, lançamento do caderno-calendário e do catálogo aconteceu no dia 18 de agosto de 2017 no Teatro Municipal da Casa de Cultura Maestro Dungas, e logo após foi servido um coquetel na vernissage de abertura da exposição, onde esteve presente autoridades, representações das parcerias, comissão julgadora e maioria dos artistas e seus convidados. Representando a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, que também receberá as obras do salão em sua Galeria, a presidente Julia Mitraud e a diretora Sandra Fosque participaram do evento.

A exposição de Itabirito fica no salão da cidade até o dia 30 de agosto, seguindo posteriormente para a Galeria de Arte Nello Nuno da FAOP, em Ouro Preto | MG, onde fica do dia 7 de setembro a 1 de outubro e, em seguida, para o MM Gerdau | Museu das Minas e do Metal, no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, com abertura prevista para o dia 12 de outubro e permanência até o dia 5 de novembro.

Comissão Julgadora

Responsável pela seleção dos finalistas, a Comissão foi composta por Diana Vaz (Analista de Atividades Culturais do SESI/São Paulo/SP); Leandro Gabriel (Artista Plástico, Gestor do Viaduto das Artes/BH) e Rodrigo Vivas (Doutor em História da Arte, Prof. de História da Arte na Escola de Belas Artes/UFMG).

Artistas Convidados

Para a galeria de convidados homenageados, representando Itabirito, Neném Michel; representando Ouro Preto, Fani Bracher; e, representando Belo Horizonte, Yara Tupynambá.

Artistas Premiados

Entre os finalistas, as obras premiadas foram: 1º lugar - “Harmonia na escolha”, óleo sobre tela de Gilson Rodrigues; 2º lugar - “Alfineteiro Coração Flechado”, técnica mista – bordados e pintura sobre tecido de Rodrigo Morgiz; 3º lugar – “Retratos de Família”, fotografia digital impressões fine art sobre papel de algodão de Daniel Pinho; 4º lugar – “Sobre Locais de Consumo nº8”, óleo sobre tela de Andréa Vasconcelos; 5º lugar – “Paisagens Reveladas III”, fotografia de Cris Xavier.

Artistas Menção Honrosa

Os artistas agraciados com o título de Menção Honrosa foram: Eduardo Faria, Gabriela Silva, Isabel Castro, Maíse Couto, M. D’Zuba, Samuel Oliveira, Xikão Xikão.

Artistas Selecionados para o Catálogo

Os artistas selecionados para o catálogo foram, além dos acima mencionados: Adaiany Duarte, Alexandre Drummond, Alice Péracio, Antônio de Araújo, Bruno Duque e Gustavo Maia, Dyana Santos, Eliane Guimarães, Fred Mendes, Frederico Pessoa, Henrique Detomi, Itamara Ribeiro, Iwens Mulellos, Jade Liz, Junia Melillo, Martim Dinis, Mateus Lustosa, Mirela Persichini, Renata Laguardia, Rosilene Souza, Tatiana Barthem, Virginia Braccini, Yago Blanc.

Parcerias

O VIII Salão de Arte de Itabirito Regional é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (CA nº0368/001/2014), com patrocínio exclusivo da Claro, em parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, o MM Gerdau | Museu das Minas e do Metal, a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto | ADOP, a Casa de Cultura Maestro Dungas de Itabirito e as Prefeituras de Itabirito e de Ouro Preto. Produção Sala de Ideias Soluções em Comunicação. Coordenação Geral de José Carlos Oliveira e Ubiraney Silva.

23/08/2017