É anunciada verba destinada à restauração da Matriz de Santo Antônio de Glaura

No dia 25 de outubro, a presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, Julia Mitraud, representando o Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, participou da Comissão de Cultura realizada no distrito de Glaura, em Ouro Preto | MG, que tratou da restauração da Matriz de Santo Antônio de Glaura.

A Matriz, construída em 1751 por meio de incentivo da Irmandade do Santíssimo Sacramento e da comunidade, teve sua fundação no ano de 1764 e tombamento pelo IPHAN em 1962. No ano passado, passou por processo de interdição por correr risco estrutural e, desde então, busca incentivo para que inicie a restauração da sua estrutura e dos bens culturais integrados.

O encontro foi regido pelo Deputado Bosco, presidente da Comissão de Cultura da ALMG, e também contou com a presença do Deputado Estadual Alencar da Silveira, representante da região na Câmara, da Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio | Compatri e Diretora de Promoção e Extensão Cultural da FAOP, Sandra Fosque; do Prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta; do Vice-Prefeito de Ouro Preto, Tico Miranda; do Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni; da coordenadora PAC - Cidades Históricas pela Prefeitura de Ouro Preto, Débora de Queiroz; do Presidente da Câmara Municipal, Wander Albuquerque; dos Promotores de Justiça, Domingos Ventura e Gisele Ribeiro; e da Chefe de Gabinete e representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional |  IPHAN MG, Rosângela Guimarães.

Foi ressaltada a urgência nas ações e a importância da preservação da Matriz, que tem grande valor artístico e de memória, além da sua relevância como parte do contexto onde Ouro Preto se encontra como patrimônio histórico da humanidade, título dado pela UNESCO. Em fala, o Deputado Alencar Silveira apontou que há mais de 28 anos a comunidade se mobiliza por meio de festas e encontros para arrecadar verba para conservar a Matriz de Glaura. O Secretário Angelo Oswaldo, registrou por mensagem que a "Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa mais uma vez confere relevante apoio a uma causa que sensibiliza os nossos meios culturais e pede a máxima atenção de todos. Ao promover esse grato encontro na Matriz de Santo Antônio da Casa Branca, a destacada Comissão parlamentar enfatiza a prioridade que se caracteriza no belo templo de Glaura".

Júlia Mitraud evidenciou a disponibilidade da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP como parceira nesse processo e apontou a importância em haver momentos como esse, onde diversos órgãos se mobilizam por uma causa que, em conjunto com a comunidade local, toma forças e chega cada vez mais próximo ao seu objetivo. Ao final, Rosângela Guimarães anunciou o investimento inicial de um milhão de reais conseguidos pelo IPHAN para o início às obras emergenciais de drenagem e estruturais, que será gerida pela Secretaria de Cultura e Patrimônio em conjunto com o IPHAN, como parte das ações do PAC - Cidades Históricas. Serão necessários aproximadamente seis milhões para dar continuidade ao projeto, que completo abrange a restauração da estrutura física e dos elementos artísticos.

27/10/2017