“Remédios do amor” é tema da Chuva de Poesia

“Remédios do amor” é tema da Chuva de Poesia promovida pela FAOP na Semana Santa

No Sábado de Aleluia, dia 26 de março, às 16h, acontece a Chuva de Poesia. Versos poéticos escritos em papéis coloridos serão arremessados do alto das torres da Igreja do Pilar, em Ouro Preto.

Nesta edição, os poemas escolhidos fazem parte do Sermão do Mandato, escritos em 1643 pelo padre Antônio Vieira. Suas obras literárias são referências no barroco português e brasileiro. Padre Vieira era defensor de povos indígenas, dos judeus perseguidos pela inquisição e, principalmente, da abolição da escravatura.

O texto “Os Remédios do Amor” é divido em 4 títulos e terá seus versos lançados nos papéis da Chuva de Poesia: O tempo, A ausência, A ingratidão e O melhorar de objeto.

O primeiro remédio é o tempo: “Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba”. O segundo remédio é a ausência: “Muitas enfermidades se curam só com a mudança do ar; o amor com a da terra. E o amor como a lua que, em havendo terra em meio, dai-o por eclipsado”. O terceiro remédio é a ingratidão: “Assim como os remédios mais eficazes são ordinariamente os mais violentos, assim a ingratidão é o remédio mais sensitivo do amor, e juntamente o mais efetivo”. O quarto remédio é o melhorar de objeto: “Dizem que um amor com outro se paga, e mais certo é que um amor com outro se apaga”.

O evento é organizado pelo poeta Guilherme Mansur há mais de duas décadas e atualmente tem o apoio da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP. A Chuva de Poesia é gratuita e aberta ao público de todas as idades.


SERVIÇO CHUVA DE POESIA

Público: comunidade da região e turistas

Horário: 16h

Local: Igreja do Pilar, Ouro Preto | MG

Mais informações: (31) 3551-2014 /

assessoriadecomunicacao@faop.mg.gov.br

10/03/2016