NÚCLEO DE ARTE E OFÍCIOS

Localizado em um casarão do séc. XIX que pertenceu à família do Presidente Pedro Aleixo e onde residiu o pintor Alberto da Veiga Guignard – sedia o Memorial Presidente Pedro Aleixo e os diversos ateliês (de cerâmica, gravura, pintura, desenho, bordado e mosaico), além da sala de música e da sala multimídia. 

Sua missão, na esfera da Arte, é o fortalecimento do ser humano sensível, criativo, crítico e transformador, a partir do exercício da reflexão, da pesquisa e da prática artística enquanto expressão, linguagem e modo de vida, fundamentada no entendimento de que arte é educação e educação é arte, sendo a prática da arteducação uma potência transformadora da vida.

No campo dos Ofícios, tem por missão incentivar e realizar ações na área da arte enquanto ofício e patrimônio cultural, promovendo a formação, a qualificação e iniciação profissional de jovens e adultos, multiplicando valores histórico-culturais primordiais na formação da identidade coletiva, por meio da reflexão contextualizada em torno dos processos de vida e produção artístico-cultural, e da difusão de técnicas e fazeres tradicionais e contemporâneos. Deste modo, contribui para o compromisso com a preservação do patrimônio cultural, formando cidadãos cientes de si e de seu papel frente à sociedade, com sentimento de realização, pertencimento e apropriação de seu lugar.

Os cursos, oficinas e eventos oferecidos pelo Núcleo de Arte e Ofícios são abertos a todos os interessados, garantindo o acesso à formação artística, à educação patrimonial e a atividades culturais a crianças a partir de 6 anos de idade, jovens e adultos. Trata-se de Cursos Livres de Formação Inicial e de Formação Continuada e, também, de cursos e oficinas de qualificação e capacitação profissional. Este núcleo desenvolve, também, atividades de extensão e parcerias com a Rede Pública de Ensino Fundamental e Médio, a UFOP, o CAPS, e diversas outras instituições, visando a troca e o apoio mútuo no desenvolvimento de inúmeras ações, além do Projeto SEXTAS ABERTAS – que oferece uma extensa programação artística e cultural acessível à comunidade em geral.

Os cursos de arte avulsos têm duração semestral ou anual e compreendem os níveis básico, intermediário e avançado. O Programa de Formação em Arte – que reúne conteúdos teóricos e práticos – distribui-se em três módulos, com duração mínima de três semestres. Cada aluno pode escolher a linguagem artística em que pretende se aprofundar e assim direcionar sua formação de acordo com o seu interesse, desde que respeitando a formação básica e os pré-requisitos obrigatórios. Já os cursos e oficinas de ofícios podem ter períodos de duração variados, assim como o Programa ARO (Arte, Restauro e Ofícios - Qualificação e Formação Cidadã).

Tendo como visão uma concepção expandida de arte, este Núcleo atua de forma a oferecer subsídios para o fortalecimento do indivíduo no âmbito estético, crítico, criativo, da autonomia, da vivência de processos individuais e coletivos, articulando percepção, recepção, imaginação e realização de projetos, e promovendo a inclusão social e o exercício da cidadania. 


Arte para Crianças

Conjunto de ações e cursos que estimulam o desenvolvimento da percepção estética, do pensamento artístico e crítico das crianças, aguçando sua sensibilidade, imaginação e leitura de mundo, ao propor a realização de produções e apreciações artísticas em atividades individuais e coletivas. Oferece formação a crianças de 06 a 10 anos.


Arte para Jovens

Conjunto de ações e cursos que propiciam o desenvolvimento da percepção estética, do pensamento artístico e crítico dos adolescentes, aguçando sua sensibilidade e imaginação, buscando um aprofundamento de sua leitura de mundo, ao propor a realização de produções e apreciações artísticas em atividades individuais e coletivas. Oferece formação a jovens de 11 a 15 anos.


Cursos de Formação Continuada

Cursos que abordam conteúdos teóricos e práticos, considerando a história da Arte (o pensar, o fazer e o articular em diferentes momentos e contextos históricos), o conhecimento técnico das diferentes linguagens artísticas, e o processo de criação, reflexão e fruição, em atividades individuais e coletivas. Oferece formação a jovens a partir de 16 anos e adultos.


Programa de Formação em Arte

Oferece formação em arte por meio do conjunto integrado de conteúdos teóricos e práticos – básicos, intermediários e avançados – considerando a história da Arte (o pensar, o fazer e o articular em diferentes momentos e contextos históricos), o conhecimento técnico das diferentes linguagens artísticas, e o processo de criação, reflexão e fruição, em atividades individuais e coletivas. É composto por 3 módulos e é direcionado a jovens a partir de 16 anos e adultos.


ARO

Com o foco na formação humana e no desenvolvimento de competências e habilidades nas áreas de arte, restauração e ofícios, é direcionado a jovens de 14 a 18 anos. Os eixos trabalhados são direcionados para o protagonismo, a disseminação de saberes, o senso de pertencimento, a formação cidadã e a preservação do patrimônio cultural. A estruturação dos conteúdos é integrada a vivências e práticas cotidianas que possibilitam aos participantes trabalhar suas potencialidades com uma inserção, ao mesmo tempo, propositiva, crítica e criativa na sociedade.


Curso Oficiais Restauradores

Promovem a qualificação de profissionais da construção civil para analisar, diagnosticar e intervir em questões de conservação e restauração do patrimônio edificado. Baseado em estratégias que valorizam os conhecimentos previamente adquiridos e agregam novos valores, possibilitando o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos na vida dos alunos, seu processo ensino-aprendizado valoriza as experiências compartilhadas entre professores, mestres e alunos, fundamentado em informações teórico-conceituais dos temas relacionados às práticas.


Oficinas de Ofícios

Cursos teórico-práticos de curta duração voltados à participação de jovens e adultos, que oferecem formação artístico-cultural e capacitação profissional por meio de oficinas temáticas. Promovem a interação com a comunidade, fomentando a apropriação do patrimônio cultural, fortalecendo os laços de identidade e pertencimento. 


SEXTAS ABERTAS

Oferece, mensalmente, uma série de atividades artísticas e culturais abertas à comunidade em geral, promovendo uma aproximação entre o Núcleo de Arte e Ofícios, seus alunos, não-alunos, artistas, não-artistas, crianças, jovens, adultos, estudantes, universitários, moradores, visitantes e turistas, reafirmando e fortalecendo o papel da FAOP enquanto centro de formação, informação, reflexão, produção e difusão artística. A programação inclui oficinas, aulas abertas, mostras de artes plásticas e visuais, apresentações de teatro, música e dança, performances, saraus, palestras, exibição de vídeos, conversa sobre filmes, além de ações colaborativas e discussões sobre arte contemporânea e temas transversais. 



Coordenação: Rachel Falcão

coordenacaoarte@faop.mg.gov.br | (31) 3551-5052

Praça Antônio Dias, 80, Antônio Dias, Ouro Preto-MG


Grade curricular e horário dos cursos livres e do Programa de Formação em Arte do 1º semestre de 2020


ESCOLA DE ARTE RODRIGO MELO FRANCO DE ANDRADE

A Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA oferece cursos de formação inicial e continuada, além de um curso técnico. Estruturada em três núcleos: Núcleo de Arte, Núcleo de Conservação e Restauração e Núcleo de Ofícios, mantém sua essência através do respeito à identidade cultural do indivíduo, tendo seus referenciais pautados no cultivo à liberdade de expressão, no fomento à criação, na competência técnica, na responsabilidade, e na seriedade na realização de sua missão. A EARMFA, através de anos, trabalha para o fortalecimento da arte no âmbito da cultura, linguagem e diversidade; e da reflexão contínua sobre as práticas pedagógicas.

A filosofia da EARMFA está pautada na arte como conhecimento, na valorização dos saberes de forma global e inclusiva, e na vivência da cultura e suas práticas educativas que pensam a formação adequada para a inserção social e cultural dos seus educandos, além de promover a qualificação profissional para atuação no campo da arte, do restauro e dos ofícios.

Com a singularidade de pertencer a uma fundação estadual, o projeto educacional da EARMFA tem a arte como elemento fundamental a todas as suas atividades, propondo unir cultura e educação para formação ampla, humanística e inclusiva, visando o indivíduo como um todo e a integração desta Fundação com a comunidade. Seu foco está no desenvolvimento humano, desvendando e incentivando potencialidades individuais e coletivas.

Assim, cada educando pode desenvolver sua autonomia, sua criatividade, se tornar pessoa propositiva, capaz de tomar decisões, resolver situações e se integrar definitivamente no seu espaço de (con)vivência.

Regimento da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade