A FAOP convida toda a comunidade para a confecção dos tradicionais tapetes na Semana Santa

Durante a noite do Sábado de Aleluia, dia 26 de março, a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP confecciona os tradicionais tapetes devocionais em frente ao Núcleo de Conservação e Restauro e à Igreja Nossa Senhora das Mercês, criando o cenário para receber a Procissão da Ressurreição na cidade de Ouro Preto, em conjunto com seus alunos, funcionários, com a comunidade e os turistas que vêm à cidade para os festejos da Semana Santa.

A tradição dos tapetes se transformou numa atração a mais no calendário religioso da cidade,  onde a FAOP promove o resgate com oficinas, palestras e mobilização dos alunos da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade e da comunidade. Além do propósito religioso, a Fundação realiza essas atividades com o intuito de trabalhar pelo patrimônio e prezar pela cultura da cidade de Ouro Preto.

Há séculos a tradição de adornar as ruas para passagem de cortejos é mantida, onde se relaciona à entrada de Cristo em Jerusalém, quando a população cobre as ruas com ramos para a sua passagem. Em Ouro Preto, a confecção de tapetes devocionais remete à reinauguração da matriz do Pilar, no ano de 1733. A festividade, que ficou conhecida como Triunfo Eucarístico, foi incorporada e aplicada durante as liturgias das Semanas Santas e de outros eventos religiosos com o passar dos anos.

A Procissão da Ressurreição, que acontece na manhã do domingo de Páscoa, tem o seguinte trajeto: Igreja Nossa Senhora do Rosário, Largo do Rosário, Rua Getúlio Vargas, Praça Silviano Brandão, Rua São José, Praça Reinaldo Alves de Brito, Rua Conde de Bobadela (Direita), Praça Tiradentes, Rua Cláudio Manoel, Largo Coimbra e Igreja Nossa Senhora das Mercês e Bom Jesus dos Perdões.

Aos interessados em participar da confecção dos tapetes, basta comparecer ao trajeto da Procissão a partir das 20h do sábado, após o fechamento do trânsito pela Guarda Municipal.


Sobre os Tapetes Devocionais

A arte de fazer tapetes é uma expressão coletiva onde as serragens dão formas aos desenhos que simbolizam a fé dos homens. A FAOP é uma incentivadora da tradição de ornamentação das ruas com os tapetes devocionais, promovendo ações para a sua preservação. Para isso, a Fundação oferece palestras, cursos e oficinas abertas a toda a comunidade ouro-pretana e demais interessados, também incentivando a difusão e valorização da prática nos mais diversos espaços com o programa Tapete+Arte, que leva os tapetes devocionais para outros espaços como galerias, museus, espaços urbanos e outras cidades do país e do mundo, como aconteceu na França em 2012.


15/03/2016